Escudo da Seleção Brasileira
Escudo da Seleção Brasileira

Há 104 anos, Seleção Brasileira vencia primeira partida profissional

No campo do Fluminense Football Club, na Rua das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, a Seleção derrotou por 2 a 0 os ingleses do Exeter City F.C.

Assessoria CBFAssessoria CBF

21/07/2018 - 1h40
Atualizado há 6 anos

Compartilhe:

O dia era 21 de julho de 1914. O cenário era o campo do Fluminense Football Club, localizado na Rua das Laranjeiras, em área nobre da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Os adversários eram os ingleses do Exeter City F.C., clube da terceira divisão da Inglaterra que excursionava pela América do Sul. A trama que se iniciava há 104 anos é hoje um clássico maior da história do futebol: a Seleção Brasileira fazia a primeira partida profissional de sua trajetória pentacampeã.

Para enfrentar o escrete estrangeiro, a recém-formada Federação Brasileira de Sports (FBS) reuniu os melhores jogadores em atividade no Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os convocados estavam os principais nomes dos grandes centros do futebol no Brasil: Marcos de Mendonça, Friedenreich, Abelardo De Lamare, Rubens Salles e Sylvio Lagreca. Ali nascia a primeira Seleção Brasileira de futebol.

O Exeter chegou para o confronto depois de vencer dois amistosos em solo carioca: primeiro, derrotou por 3 a 0 um combinado de jogadores ingleses que disputavam campeonatos do esporte no Rio de Janeiro. Em seguida, superou por 5 a 3 a Seleção Carioca. O favoritismo estava todo direcionado para os bretões. 

De um lado, a inexperiência e o amadorismo brasileiro. Do outro, o profissionalismo e o currículo dos ingleses. O resultado não poderia ser mais a cara da Seleção Canarinho: em uma exibição de habilidade e técnica que surpreendeu os jogadores do Exeter City, o Brasil venceu os adversários por 2 a 0, com gols de Oswaldo Gomes – o primeiro da brilhante história da Seleção Brasileira – e Osman, ambos no primeiro tempo da partida. Atônitos e sem poder de reação, os ingleses apelaram para a violência. Apesar do apetite dos rivais estrangeiros, o futebol leve e jogado por lazer pelos brasileiros prevaleceu. Nascia, naquele 21 de julho de 1914, o futebol Pentacampeão do Mundo.

Mais de cem anos depois, o Exeter City F.C. se orgulha de ter participado do nascimento da Seleção Brasileira.  Apesar de terem saído derrotados da partida, o clube inglês tem entre suas maiores glórias estar nas páginas da história do futebol mais vitorioso do planeta. Em sua sede, o estádio St. James Park, na cidade de Exeter (ING), os bretões tem hasteadas bandeiras do Brasil. Das arquibancadas, um dos principais gritos de guerra dos Grecians (os Gregos, em português) faz alusão ao histórico embate com a Canarinho:

Have you ever, have you ever  (Você já, você já)

Have you ever played Brazil?  (Você já enfrentou o Brasil?)

Have you ever played Brazil?  (Você já enfrentou o Brasil?)

BRASIL 2 x 0 EXETER CITY F.C. (ING)

Data: 21 de julho de 1914

Local: Campo do Fluminense Football Club, na Rua das Laranjeiras, no Rio de Janeiro

Público: 5 mil (estimativa)

Gols: Oswaldo Gomes e Osman (BRA)

BRASIL: Marcos de Mendonça (Fluminense-RJ), Píndaro (Flamengo-RJ) e Nery (Flamengo-RJ); Sylvio Lagreca (AA São Bento-SP), Rubens Salles (Paulistano-SP) e Rolando (Botafogo-RJ); Abelardo (Botafogo-RJ), Oswaldo Gomes (Fluminense-RJ), Friedenreich (Ypiranga-SP), Osman (América-RJ) e Formiga (Ypiranga-SP) – Comissão Técnica: Sylvio Lagreca e Rubens Salles

EXETER CITY: Reginald Loram, Jack Fort e Samuel Strettle; Jimmy Rigby, James Lagan e Augustus Hardin; Harold Holt, Fred Whittaker, William Hunter, William Lovett e Fred Goodwin

Fonte: Gerência de Memória e Acervo da CBF

Patrocinadores

        Assine nossa
        newsletter

        Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.