O técnico da Seleção Brasileira era Osvaldo Brandão, quando o time realizou em 1 de dezembro de 1976 um amistoso contra a Alemanha, no Maracanã.
O Brasil venceu por 2 a 0, com gols de Falcão e Zico e uma boa atuação, e deixou na torcida e na crítica uma expectativa positiva para a disputa das Eliminatória da Copa do Mundo de 1978 que começaria em 1977..
Só que essa previsão otimista não se concretizou, e Brandão acabou demitido logo após a estreia do Brasil contra a Colômbia no dia 20 de fevereiro de 1977.
Mas esta é uma outra história...
01/12/1976
BRASIL 2:0 UNIÃO SOVIÉTICA
Competição: Amistoso.
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Público: 49.836 espectadores.
Árbitro: Ramón Ivanoes Barreto Ruiz (Uruguai). Assistentes: Roque Tito Cerullo (Uruguai), Jose Luis Martínez Bazán (Uruguai).
Gols: Falcão, aos 79; Zico, aos 88.
BRASIL: Leão; Carlos Alberto Torres (Marinho Chagas), Amaral, Beto Fuscão e Marco Antônio; Givanildo (Caçapava), Rivellino (Falcão) e Zico; Gil, Roberto Dinamite e Ney. Treinador: Oswaldo Brandão.
UNIÃO SOVIÉTICA: Gontar, Kruglov, Khinchagashvili, Parov e Dolmatov; Olshanski, Chesnokov (Kazachyonov) e Tarkhanov; Slobodian (Berezhnoi), Machaidze e Petrosyan. Treinador: Wladimir Nikolaiev