O ano era o de 1989. A Seleção Brasileira, que se classificara em setembro para a Copa do Mundo do ano seguinte, na Itália, com uma vitória de 2 a 0 sobre o Chile, no Maracanã, ainda faria três amistosos já se preparando para o Mundial.
No primeiro, em Bologna, venceu a Itália por 1 a 0, no dia 24 de outubro. Depois, n dia 14 d novembro, empatou em 0 a 0 com Iugoslávia, em João Pessoa, na Paraíba.
O último amistoso do ano foi no dia 20 de dezembro, em Roterdam, e o Brasil derrotou os donos da casa, os holandeses, por 1 a 0. Careca fez o gol, aos nove minutos do segundo tempo.
20/12/1989
BRASIL 1:0 HOLANDA (0:0)
Competição: Amistoso.
Local: Estádio De Kuip, do Feyenoord, em Roterdam (Holanda). Público: 32.128 espectadores.
Árbitro: Werner Föckler (Alemanha). Assistentes: Lotar Löwe (Alemanha), Heinz-Theo Heymann (Alemanha).
Gol: Careca (cabeça), aos 54.
BRASIL: Taffarel, Mozer, Aldair depois Júlio César e Ricardo Rocha; Jorginho, Dunga (Silas, aos 74), Alemão, Valdo e Branco; Careca (Müller, aos 74) e Romário (Bebeto, aos 59). Treinador: Sebastião Barroso Lazaroni.
HOLANDA: Van Breukelen, Sturing, Reekers e Ronald Koeman (Laamers, aos 46); Van Tiggelen, Wouters (Blind, aos 69), Latuheru, Ellerman (Winter, aos 21) e Van Aerle; Kieft (Van Loen, aos 78) e Van’t Schip. Treinador: Thijs Libregts.