Brasil já venceu jogo oficial numa sexta-feira 13

Brasil já venceu jogo oficial numa sexta-feira 13

Há 18 anos, a Seleção iniciava com goleada sua participação na Copa América de 1997, disputada na Bolívia.Time brasileiro fez 5 a 0 na Costa Rica.

Brasil 7 x 0 Peru - Copa América de 1997 Brasil 7 x 0 Peru - Copa América de 1997
Créditos: CBF

Apesar de todas as superstições que fazem parte da cultura popular, a sexta-feira 13 traz uma boa lembrança para a Seleção Brasileira. Em 1997, jogando em Santa Cruz de La Sierra, o Brasil venceu a Costa Rica por 5 a 0 na estreia da Copa América daquele ano. A equipe, recheada de craques, dava o primeiro passo para a conquista da competição. 

Sob o comando de Mário Jorge Lobo Zagallo, Djalminha abriu o placar para a seleção, aos 22. O segundo gol contou com a ajuda do zagueiro Ronald Gonzalez, que fez contra, aos 35. Ronaldo deixou sua marca duas vezes, aos 46 e aos 51, com Romário fechando o placar aos 59.

O Brasil terminou a primeira fase na liderança do Grupo C, com nove pontos e três vitórias. Além da Costa Rica, estavam na chave o México e a Colômbia. Após passar pelas seleções do Paraguai e do Peru nas fases de quarta e semifinal, venceu a anfitriã Bolívia, na final, por 3 a 1, conquistando o quinto título brasileiro da competição.

13/06/1997 
BRASIL 5 x 0 COSTA RICA 
Competição: Copa América.
Local: Estádio Ramon Tahuichi Aguillera, em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). Público: 26.080 pagantes.
Árbitro: Epifanio Gonzalez (Paraguai).  Assistentes: não disponível.
Cartão Amarelo: Aldair, Roberto Carlos, Soto.
Gols: Djalminha, aos 22; Ronald Gonzalez (contra), aos 35; Ronaldo, aos 46; Ronaldo, aos 51; Romário, aos 59.
BRASIL: Taffarel, Cafu (Zé Maria, aos 65), Gonçalves, Aldair e Roberto Carlos; Flávio Conceição, Dunga, Leonardo e Djalminha (Edmundo, aos 62); Ronaldo e Romário (Giovanni, aos 72). Treinador: Mário Jorge Lobo Zagallo.
COSTA RICA: Lonnis, Wallace (Delgado, aos 62), Ronald González, Wright e Berry; Solis, Guillén, López e Soto (Myers, aos 65); Medford (Oviedo, aos 87) e Ronald Gómez. Treinador: Horacio Cordero.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics