Zé Maria completa 69 anos nesta sexta-feira

Zé Maria completa 69 anos nesta sexta-feira

Lateral campeão da Copa do Mundo de 1970, Zé Maria comemora seu 69º aniversário nesta sexta-feira, 18 de maio

Zé Maria, Seleção

Créditos: Arquivo / CBF

Nesta sexta-feira (18), a comemoração é dedicada ao campeão mundial Zé Maria. O lateral da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970, no México, completa 69 anos. 

Conjunto de técnica, velocidade e força. Para Zé, não havia bola perdida. Nascido em Botucatu, interior de São Paulo, o menino tinha o futebol em suas veias. Iniciou com o esporte na escolinha da Ferroviária-SP, subindo aos 15 anos para o profissional. Em 1966, após ser contratado pela Portuguesa-SP, Zé Maria foi um dos destaques do Campeonato Nacional daquele ano. A partir daí, passou a ser convocado para a Seleção Brasileira. 

Em 1970, foi levado para a Copa do Mundo no México, onde o Brasil viria a conquistar o título, e Zé, com apenas 21 anos, se tornaria campeão mundial. Em 1974, já como titular, foi convocado novamente, contudo não veio a conquistar o tão almejado bicampeonato. Venceu também a Copa Roca de 1971; a Taça Independência, em 1972; e o Mundialito de Cáli, em 1977. Jogou um total de 64 jogos, de 1968 até 1978, sem marcar gols.

Do Mundial ao Estadual. Em 1977, fez parte do elenco que cessou a sede de títulos paulistas do Corinthians-SP após 23 anos. Dois anos depois, novamente enfrentou a Ponte Preta-SP pela final do campeonato paulista, vindo a conquistar o título estadual. Em 1983 fez seu último jogo com a camisa do Timão, e, em 1984, o da carreira pelo Internacional de Limeira. 

A CBF deseja a Zé Maria muitos anos de vida e agradece por sua história com a Seleção Brasileira e por suas contribuições ao futebol!

PATROCINADORES

Seleção Brasileira