Pelé, o Rei do Futebol, faz 78 anos

Pelé, o Rei do Futebol, faz 78 anos

Maior jogador de todos os tempos, tricampeão mundial comemora seu aniversário nesta terça-feira

Pelé no Museu Seleção Brasileira

Créditos: Ricardo Stuckert/CBF

O futebol é uma das coisas mais inexplicáveis do mundo. Poucos são os que conseguem resumir o que ele significa em algumas poucas palavras. E muitos tentaram. Durante os anos, escritores, jornalistas, cronistas e poetas se esforçaram, debruçaram-se sobre livros, em busca de uma palavra que pudesse traduzir tudo que o futebol traz. Mas, sem ofensa para todos esses intelectuais, nenhuma palavra terá o poder de síntese que um simples apelido, de um menino que saiu de Três Corações para ganhar o mundo: Pelé.

Pelé é drible, é raça, é gol. É magia, força física, genialidade. E hoje é dia de reverenciá-lo. Sua Majestade, Edson Arantes do Nascimento, Primeiro de Seu Nome e único Rei do Futebol, comemora 78 anos de vida nesta terça-feira, 23 de outubro. O maior jogador de todos os tempos comemora mais um ano da vida mais gloriosa que o esporte bretão já conheceu.

Tantas são as conquistas de Pelé com a Seleção Brasileira que o Rei tem dificuldades até para segurá-las nas mãos. Em visita ao Museu Seleção Brasileira no ano passado, o eterno 10 reencontrou as três Copas do Mundo que ganhou com a Amarelinha. Elas mal conseguiam ser abraçadas por ele, mas pareciam, Pelé e as taças, feitos uns para os outros.

A única coisa que podemos dizer é obrigado. A história do futebol tem muitas versões, muitos capítulos. Mas em todos, há uma certeza: só existe um Rei do Futebol, e ele é brasileiro. Parabéns, Pelé!

PATROCINADORES

Seleção Brasileira