Atacante da Seleção Brasileira em quatro Copas do Mundo, Fenômeno completa mais um ano de vida nesta sexta-feira (22)

Créditos: Divulgação
Há, na ciência e na filosofia, diferentes definições para o que chamamos de fenômeno. Por séculos, grandes pensadores se debruçaram sobre livros e anotações para tentar explicá-lo. Mas dentro das quatro linhas, com a bola nos pés, só um nome pode dar significado a um fenômeno: Ronaldo. Neste dia 22 de setembro, o ex-atacante completa 41 anos de vida, com uma carreira de conquistas e muita história com a camisa da Seleção Brasileira. A CBF dá os parabéns ao craque, que tanto fez pelo nosso futebol!
Eterno camisa 9 da Canarinho, Ronaldo reuniu todos os atributos que se procura em um centroavante. Rápido, explosivo, inteligente, preciso e letal. Ainda novo, chamou a atenção do técnico Carlos Alberto Parreira, que o convocou para a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Do banco de reservas, Ronaldo conquistou o seu primeiro mundial.
Oito anos depois, porém, a estrela do menino de Bento Ribeiro, subúrbio do Rio de Janeiro, brilhou mais forte do que nunca. Após o vice-campeonato na França, em 1998, Ronaldo foi convocado para a Copa da Coreia do Sul e do Japão, em 2002, sob muita desconfiança. O atacante vinha de lesão e muitos duvidavam de sua capacidade de ainda desequilibrar em campo. A resposta veio na bola. E foi contundente. Com direito a dois gols na final sobre a Alemanha, Ronaldo liderou a Seleção ao pentacampeonato mundial.
O Fenômeno ainda disputou a Copa de 2006, em que chegou à histórica marca de 15 gols marcados em quatro mundiais. Quando se trata de Ronaldo, é até difícil saber onde parar. As suas qualidades não cabem em um texto. Mas o apelido fala por si.
Ronaldo é tudo que nos impressiona de um modo qualquer. Tudo o que na natureza é momentâneo e sucede poucas vezes. Tudo o que é extraordinário, raro ou novo. Fenômeno.
Ronaldo Luís Nazário de Lima. Vestiu a Amarelinha em 105 partidas e nos fez vibrar balançando o dedo indicador 67 vezes. Obrigado, lenda!