Os 41 anos de Ronaldo

Os 41 anos de Ronaldo

Atacante da Seleção Brasileira em quatro Copas do Mundo, Fenômeno completa mais um ano de vida nesta sexta-feira (22)

Ronaldo na final da Copa do Mundo do Japão e da Coreia do Sul em 2002 Ronaldo na final da Copa do Mundo do Japão e da Coreia do Sul em 2002
Créditos: Divulgação

Há, na ciência e na filosofia, diferentes definições para o que chamamos de fenômeno. Por séculos, grandes pensadores se debruçaram sobre livros e anotações para tentar explicá-lo. Mas dentro das quatro linhas, com a bola nos pés, só um nome pode dar significado a um fenômeno: Ronaldo. Neste dia 22 de setembro, o ex-atacante completa 41 anos de vida, com uma carreira de conquistas e muita história com a camisa da Seleção Brasileira. A CBF dá os parabéns ao craque, que tanto fez pelo nosso futebol!

Eterno camisa 9 da Canarinho, Ronaldo reuniu todos os atributos que se procura em um centroavante. Rápido, explosivo, inteligente, preciso e letal. Ainda novo, chamou a atenção do técnico Carlos Alberto Parreira, que o convocou para a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Do banco de reservas, Ronaldo conquistou o seu primeiro mundial.

Oito anos depois, porém, a estrela do menino de Bento Ribeiro, subúrbio do Rio de Janeiro, brilhou mais forte do que nunca. Após o vice-campeonato na França, em 1998, Ronaldo foi convocado para a Copa da Coreia do Sul e do Japão, em 2002, sob muita desconfiança. O atacante vinha de lesão e muitos duvidavam de sua capacidade de ainda desequilibrar em campo. A resposta veio na bola. E foi contundente. Com direito a dois gols na final sobre a Alemanha, Ronaldo liderou a Seleção ao pentacampeonato mundial.

O Fenômeno ainda disputou a Copa de 2006, em que chegou à histórica marca de 15 gols marcados em quatro mundiais. Quando se trata de Ronaldo, é até difícil saber onde parar. As suas qualidades não cabem em um texto. Mas o apelido fala por si. 

Ronaldo é tudo que nos impressiona de um modo qualquer. Tudo o que na natureza é momentâneo e sucede poucas vezes. Tudo o que é extraordinário, raro ou novo. Fenômeno.

Ronaldo Luís Nazário de Lima. Vestiu a Amarelinha em 105 partidas e nos fez vibrar balançando o dedo indicador 67 vezes. Obrigado, lenda!   

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos Semp Tcl Zé Delivery Technogym Stat Sports Kin Analytics Globus Italian Excellence