Campeão em 70, Fontana completaria 78 anos nesta segunda-feira

Campeão em 70, Fontana completaria 78 anos nesta segunda-feira

Campeão em 1970, José de Anchieta Fontana foi o primeiro capixaba a participar de uma Copa do Mundo

1970_06_10_Brasil 3x2 Romenia_EM PE Carlos Alberto, Brito, Fontana, Wilson Piaza, Felix, Everaldo, Admildo Chirol. AGACHADOS Jairzinho, Clodoaldo, Tostao, Pele, Paulo Cesar.

Créditos: Acervo CBF

Hoje é dia de relembrar e celebrar a memória de um grande jogador da história da Amarelinha! No dia 31 de dezembro de 1940, em Santa Teresa, nascia José de Anchieta Fontana, zagueiro que fez parte do elenco campeão da Copa do Mundo de 1970. 

Foi relevado no Vitória Futebol Clube em 1958, e foi campeão capixaba de 1959 e 1962 no Rio Branco Atlético Clube. Viajando para o Rio de Janeiro, no Vasco da Gama, formou dupla defensiva com Brito. Em 1969, quando deixou o Vasco para defender o Cruzeiro, a dupla foi desfeita, mas não por muito tempo. Em 1970, Brito foi contratado pelo Cruzeiro e os dois voltaram a jogar juntos. No mesmo ano, ambos foram convocados para a disputa da Copa do Mundo de 1970, sagrando-se campeões com a Seleção Brasileira.

Dois anos após a conquista, encerrou sua carreira no próprio clube mineiro que o levou para o Mundial de Seleções. Oito anos mais tarde, durante uma partida de futebol entre amigos, Fontana sofreu um ataque cardíaco e morreu, aos 39 anos

A Confederação Brasileira de Futebol relembra a história deste grande jogador e agradece in memorian por toda a contribuição dada ao nosso futebol!

Foto: Fontana, em pé, terceiro da esquerda para a direita. 

 

Veja mais

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Mastercard GOL CIMED SEM TCL FIAT English Live Ultrafarma Technogym Statsports