Mengálvio completa 76 anos nesta quinta-feira

Mengálvio completa 76 anos nesta quinta-feira

Meio-campista marcou época com a camisa do Santos. Pela Seleção Brasileira, esteve presente no grupo campeão da Copa do Mundo de 1962, no Chile

Mengálvio, o segundo agachado da esquerda para a direita

Mengálvio, o segundo agachado da esquerda para a direita

Créditos: Arquivo Conmebol

Bonachão e desligado, Mengálvio era a descontração da Seleção Brasileira na década de 60. O atleta, que marcou época tanto com a amarelinha quanto a alvinegra do Santos, completa 76 anos nesta quinta-feira. 

Mengálvio Pedro Figueiró, ou simplesmente Mengálvio, nasceu em Laguna, Santa Catarina, no dia 17 de dezembro de 1939. Sua trajetória no futebol se iniciou no Barriga Verde, clube de Santa Catarina, onde foi revelado e se destacou no meio-campo. Em 1957 o atleta foi para o Aimoré-RS, onde permaneceu por dois anos até acertar com o Santos, em 1960. No Alvinegro Praiano, formou o que foi considerado uma das maiores linhas de ataque do futebol mundial: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pepe e Pelé.

Sua desenvoltura no Santos chamou a atenção do então treinador da Canarinho, Aymoré Moreira, que o convocou para fazer parte do grupo que foi campeão da Copa do Mundo de 1962, no Chile. O jogador era o reserva imediato do craque Didi, o nosso Folha Seca, que teve grande destaque durante o torneio. 

Além do título da Copa do Mundo pelo Brasil, Mengálvio acumula outros triunfos. Pelo Santos, o atleta foi pentacampeão da Taça Brasil de 1961 até 1965. Também foi campeão da Recopa Internacional, bicampeão da Libertadores (1962, 1963) e bicampeão mundial (1962, 1963). O meio-campista também atuou pelo Grêmio e pelo Millonarios, da Colômbia, onde encerrou sua carreira.

Seus feitos e conquistas foram eternizados por onde passou e, por aqui, não foi diferente. Parabéns, Mengálvio! Parabéns, campeão!

PATROCINADORES

Seleção Brasileira nike guarana antarctica vivo itau mastercard voe gol bitci free fire kwai grupo cimed fiat pague menos semp tcl cafe 3 corações techno gym stats ports kin analytics globus brasil