Mané Garrincha faria 85 anos neste domingo

Mané Garrincha faria 85 anos neste domingo

Anjo das pernas tortas foi bicampeão mundial com a Amarelinha e um dos precursores do futebol arte tupiniquim

Garrincha, o anjo das pernas tortas

Créditos: Acervo CBF

Ele poderia ser só folclore. O homem de pernas tortas que desafiava a física com a bola nos pés e driblava adversários com maestria e elegância. Mas foi gênio. Palpável, visível. Por vezes, inacreditável. Foi incrível. O maior de todos os dribladores no futebol. Pela mão do poeta virou anjo. De apelido inspirado em um pássaro comum a seu lugar de origem, o distrito de Pau Grande, em Magé, região metropolitana do Rio de Janeiro, Garrincha ou Manuel Francisco dos Santos completaria 85 anos de idade neste domingo, dia 28 de outubro.

Ídolo do Botafogo Futebol Clube, o ponta-direita atrevido e irreverente encantou o mundo com a camisa da Seleção Brasileira e dividiu com Pelé, o Rei do Futebol, o protagonismo em muitas partidas. Com os dois juntos em campo, a equipe Canarinho nunca perdeu.

Garrincha foi bicampeão do mundo (58 e 62), sendo destaque nas duas campanhas. Ainda disputou um terceiro mundial em 1966. Foram 10 anos defendendo as cores verde e amarela. Fez 60 jogos. Venceu 52 vezes, empatou sete e só perdeu uma. Marcou 17 gols, sendo cinco deles em Copas do Mundo.

No mundial do Chile, em 1962, Garrincha foi um dos grandes nomes da equipe brasileira, marcando quatro gols importantes, dois nas quartas de final, contra a Inglaterra (3x1), e dois na semifinal, contra os donos da casa (4x2).

Garrincha faleceu aos 49 anos em 20 de janeiro de 1983, vítima de cirrose hepática.

MAIS SOBRE O ANJO DE PERNAS TORTAS:

Os heróis da Copa do Mundo da Suécia 1958

Pelé e Garrincha pela última vez juntos na Seleção

O último gol de Garrincha pela Seleção Brasileira

"Solta essa bola, Garrincha", dizia o locutor 

 


Veja mais

PATROCINADORES

Seleção Brasileira NikeItaúVIVOGuaraná AntárticaMastercardGOLGrupo CIMEDSEMP TCLFIATUltrafarmaEnglish LiveTechnogymStatsports3 Corações