Leão da Copa, Vavá completaria 84 anos nesta segunda-feira

Leão da Copa, Vavá completaria 84 anos nesta segunda-feira

Atacante da Seleção Brasileira nas Copas de 1958 e 1962, craque está na galeria de maiores jogadores da história da Canarinho

Imprensa 1,Memórias 2,Fotos 3,Vavá 4 Imprensa 1,Memórias 2,Fotos 3,Vavá 4

O dia 12 de novembro é especial para a Seleção Brasileira. A data marca o nascimento de Vavá, um dos maiores nomes da história da Canarinho. Conhecido como Leão pelo porte físico avantajado, Edvaldo Izídio Neto vestiu a Amarelinha pela primeira vez em 1952 e a defendeu por mais de dez anos. Ao todo, o pernambucano, que completaria 84 anos nesta segunda-feira (12), tem 23 partidas e 14 gols pelo Brasil.

Bicampeão mundial, 1958 e 1962, Vavá é, ao lado de Ademir de Menezes e Jairzinho, o terceiro maior artilheiro da história Seleção em Copas do Mundo, com nove gols. Neste quesito, ele está atrás apenas de Pelé e Ronaldo. No Mundial da Suécia, quando conquistamos a primeira estrela, o pernambucano começou na reserva, mas substituiu Mazzola ao longo da competição e marcou cinco gols na campanha. Quatro anos depois, no Chile, balançou as redes adversárias em quatro oportunidades e terminou como um dos artilheiros do bicampeonato. 

Além das duas Copas, Vavá também conquistou três vezes a Taça Oswaldo Cruz, em 1955, 1958 e 1962. Como jogador, ele defendeu as equipes de Sport-PE, Vasco-RJ, Atlético de Madrid-ESP, Palmeiras-SP, América-MÉX, San Diego Toros-EUA, e Portuguesa-SP. O Leão da Copa também atuou como treinador e integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, ao lado de Telê Santana.

A CBF recorda com muita saudade os feitos de Vavá com a Amarelinha e o agradece pelos ótimos serviços prestados ao futebol brasileiro. 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira nike guarana antarctica vivo itau mastercard voe gol bitci free fire kwai grupo cimed fiat pague menos semp tcl cafe 3 corações techno gym stats ports kin analytics globus brasil