Pentacampeão mundial, Gilberto Silva completa 42 anos neste domingo

Pentacampeão mundial, Gilberto Silva completa 42 anos neste domingo

Marcador implacável, o vitorioso defensor da Amarelinha que disputou três Copas do Mundo e levantou a taça em 2002, completa 42 anos neste domingo, 7 de outubro

Gilberto Silva - 20050605 Brasil x Paraguai em Porto Alegre

Créditos: Arquivo CBF

Há exatos 42 anos, no dia 7 de outubro de 1976, nascia em Lagoa da Prata, Minas Gerias, aquele que viria a ser um dos pentacampeões mundiais defendendo a camisa da Seleção Brasileira: o talentoso Gilberto Silva.

Dono de uma carreira extremamente vitoriosa, o atleta iniciou sua trajetória aos 12 anos nas categorias de base do América-MG. Alguns anos mais tarde, estreando como atleta profissional do Coelho, faturou a Série B (1997) e a Copa-Sul Minas (2000).

Em 1999, se tornou ídolo logo após ser transferido para o o Atlético-MG e foi a partir deste ponto, que Gilberto segurou a calda do cometa até atingir projeção internacional. Campeão mineiro em 2000 e da Libertadores da América em 2013, fora do Brasil defendeu o Arsenal (ING), em que jogou por sete anos e conquistou diversos títulos e o Panathinaikos (GRE), quando foi campeão nacional.

Em 2002, o ápice da carreira veio com a conquista do pentacampeonato mundial, na Coréia do Sul/Japão, sob o comando de Felipão. Gilberto esteve na Seleção Brasileira entre 2001 e 2010, e além da conquista da Copa do Mundo, teve também a Copa das Confederações (2005 e 2009) e a Copa América (2007), como grandes títulos conquistados em um total de 93 jogos integrando a equipe Canarinho. Ora zagueiro ora volante, o aniversariante do dia fez uma campanha invicta no Penta, sendo titular em todas as partidas. 

Ao retornar ao Brasil, defendeu o Grêmio e, novamente, o Atlético-MG. Sua última temporada em campo, em 2013, foi muito importante na conquista da Taça Libertadores com o Galo. A última competição foi o Mundial de Clubes, em Marrocos.

A CBF aproveita para agradecer a este atleta sua contribuição significativa para a prospecção do belo futebol da Seleção Brasileira ao mundo! Feliz aniversário, pentacampeão mundial Gilberto Silva!

 


Veja mais

PATROCINADORES

Seleção Brasileira