Campeão em 1970, Everaldo completaria 74 anos nesta terça-feira

Campeão em 1970, Everaldo completaria 74 anos nesta terça-feira

Nascido no dia 11 de setembro de 1944, o lateral esquerdo Campeão do Mundo em 1970 e da Copa Roca de 1971 completaria 74 anos e a CBF relembra sua vida

Everaldo Marques da Silva

Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Everaldo Marques da Silva. Era um lateral simples, mas eficiente, com uma grande capacidade de marcação. Foi o primeiro atleta atuando por um clube gaúcho a ganhar uma Copa do Mundo de Futebol. Por este feito, Everaldo ganhou uma estrela dourada na bandeira do Grêmio. Nesta terça-feira (11) a Estrela Dourada da Seleção campeã em 1970, completaria 74 anos. 

Everaldo iniciou sua carreira no Grêmio-RS em 1957, passando pelas categorias infanto-juvenil e juvenil. Em 1964 foi emprestado ao Juventude de Caxias do Sul, retornando ao Olímpico dois anos depois. Em 1967, foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira de Futebol. Conquistou a Copa Rio Branco no Uruguai, assegurando vaga no selecionado que, em 1969, participaria das Eliminatórias que culminariam com o tricampeonato no México em 1970.

No dia 30 de junho de 1970, seis dias após seu retorno do Mundial, o Conselho Deliberativo do Grêmio, em uma sessão solene, perpetuou oficialmente a figura de Everaldo na história do Clube, dedicando ao atleta a famosa estrela dourada na bandeira. Na ocasião, o jogador recebeu também o título de Atleta Laureado, além de duas cadeiras quitadas no Estádio Olímpico.

O campeão da Copa Rio Branco, Copa do Mundo e Copa Roca veio a falecer em um acidente de carro, quatro anos após a conquista no México. 

A CBF parabeniza Everaldo por todos os serviços prestados ao futebol brasileiro e celebra sua inesquecível carreira com a Seleção Brasileira! Parabéns, Estrela Dourada! 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira