Everaldo foi titular em todos os jogos do Tricampeonato Mundial da Seleção Brasileira, em 1970Créditos: Arquivo CBF
Everaldo, lateral-esquerdo da lendária Seleção Brasileira Tricampeã Mundial de 1970, completaria nesta quinta-feira (11) 81 anos. O ex-jogador faleceu precocemente em 1974, com 30 anos de idade, mas sua história permanece viva pelo lugar de destaque no rol dos heróis nacionais. No dia do seu nascimento, a CBF presta as homenagens ao craque.
Nascido em 11 de setembro de 1944, em Porto Alegre-RS, Everaldo Marques da Silva tem sua história no futebol intrinsicamente ligada ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, onde ingressou nas categorias de base aos 13 anos. Depois de uma passagem de dois anos pelo Juventude, o lateral voltou ao Grêmio em 1966, desta vez para ficar – e vencer: foi tricampeão gaúcho em 1966, 67 e 68.
Lateral-esquerdo foi revelado pelo GrêmioCréditos: Reprodução
A sequência positiva rendeu a ele a premiação da Bola de Prata como melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro de 1970. Dali, o caminho para a Seleção Brasileira se abriu e Everaldo garantiu sua vaga para a Copa do Mundo no México. Jogou todas as partidas daquele Mundial e se tornou um sinônimo de segurança na zona esquerda da defesa brasileira. Até hoje é o único jogador do Grêmio a ser campeão mundial como atleta do clube.
Everaldo partiu cedo demais. Em 27 de outubro de 1974, perdeu a vida em um acidente de carro. Entrou, porém, no Panteão de Lendas do futebol brasileiro. E, como atleta gremista, Imortal.