Seleção Brasileira

Tricampeão Everaldo completaria 81 anos nesta quinta-feira (11)

Lateral-esquerdo revelado pelo Grêmio foi titular em todos os jogos da Copa do Mundo de 1970

Assessoria CBF
11/09/2025 - 16h22
Atualizado há cerca de 4 horas
Compartilhe:

Everaldo foi titular em todos os jogos do Tricampeonato Mundial da Seleção Brasileira, em 1970Créditos: Arquivo CBF

Everaldo, lateral-esquerdo da lendária Seleção Brasileira Tricampeã Mundial de 1970, completaria nesta quinta-feira (11) 81 anos. O ex-jogador faleceu precocemente em 1974, com 30 anos de idade, mas sua história permanece viva pelo lugar de destaque no rol dos heróis nacionais. No dia do seu nascimento, a CBF presta as homenagens ao craque.

Nascido em 11 de setembro de 1944, em Porto Alegre-RS, Everaldo Marques da Silva tem sua história no futebol intrinsicamente ligada ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, onde ingressou nas categorias de base aos 13 anos. Depois de uma passagem de dois anos pelo Juventude, o lateral voltou ao Grêmio em 1966, desta vez para ficar – e vencer: foi tricampeão gaúcho em 1966, 67 e 68.

Lateral-esquerdo foi revelado pelo GrêmioCréditos: Reprodução

A sequência positiva rendeu a ele a premiação da Bola de Prata como melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro de 1970. Dali, o caminho para a Seleção Brasileira se abriu e Everaldo garantiu sua vaga para a Copa do Mundo no México. Jogou todas as partidas daquele Mundial e se tornou um sinônimo de segurança na zona esquerda da defesa brasileira. Até hoje é o único jogador do Grêmio a ser campeão mundial como atleta do clube.

Everaldo partiu cedo demais. Em 27 de outubro de 1974, perdeu a vida em um acidente de carro. Entrou, porém, no Panteão de Lendas do futebol brasileiro. E, como atleta gremista, Imortal.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.