Vinicius Jr. reforça luta contra ataques racistas no futebol

Vinicius Jr. reforça luta contra ataques racistas no futebol

Atacante da Seleção Brasileira revelou que trabalha na criação de um projeto antirracista para crianças no Brasil

Vinicius Jr. reforça luta contra ataques racistas no futebol Vinicius Jr. reforça luta contra ataques racistas no futebol
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

O atacante Vinicius Jr. não é apenas um atleta de futebol. Campeão da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, com direito a gol do título, o jogador brasileiro sabe da importância que possui fora dos gramados e não tem se omitido diante dos ataques racistas que tem sofrido no futebol espanhol. Antes da partida contra o Marrocos pela Seleção Brasileira, Vinicius protestou diante dos crimes na Europa e revelou um novo projeto social no combate ao racismo.

“É sempre muito complicado falar sobre o racismo. A cada dia que passa, estou amadurecendo mais para falar melhor sobre o assunto. Eu e minha família estamos pensando em fazer em breve um projeto antirracista para as crianças pretas do Brasil que sofrem com isso. E nem todos podem ter a cabeça que eu tenho. É muito triste em toda entrevista eu ter que falar sobre o assunto. A gente torce para ter cada vez menos casos de racismo e para que o mundo esteja melhor", ressaltou.

A luta antirracista é um dos pilares do mandato do presidente Ednaldo Rodrigues, primeiro negro e nordestino a comandar a entidade máxima do futebol brasileiro. Ednaldo vem reiterando seu apoio a Vinicius Jr. e repudia veementemente todo tipo de discriminação. O Brasil foi o primeiro país a adotar uma pena esportiva em casos de preconceito nos estádios. A partir deste ano, os clubes poderão perder pontos em caso de atos discriminatórios cometidos até por torcedores nos estádios. A punição foi proposta por Ednaldo Rodrigues.

Seleção treina em Tânger nesta terça-feira 21/03. Vinicius Júnior e Éder Militão Vinicius Jr. e Militão em treino da Seleção em Tânger, antes do amistoso com o Marrocos no sábado (25), às 19 horas
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Na última Copa do Mundo, aos 22 anos, Vini foi titular em toda a trajetória brasileira na Mundial. Com a Seleção, o atacante soma 20 partidas e dois gols, e é essa experiência adquirida que ele busca passar aos estreantes com a camisa amarela.

"Nosso grupo é muito tranquilo. Todo mundo sabe que é o sonho de todo jogador chegar nesse momento, ainda mais com os jogadores que estão agora, que chegaram tão jovens à Seleção. Poder ter outros jogadores jovens que estão aqui há um pouco mais tempo, acredito que passa tranquilidade para eles, como os jogadores experientes quando eu cheguei, como Neymar, Casemiro e Marquinhos”, disse.

Para o amistoso com o Marrocos, no sábado (25), às 19 horas (horário de Brasília), a Seleção terá no comando da equipe o treinador Ramon Menezes, que convocou dez atletas estreantes para a partida. Vini é um dos atletas com maior bagagem na Seleção e procura evoluir para assumir papéis mais elevados na equipe.

“Venho trabalhando para estar preparado o quanto antes para qualquer responsabilidade que eu venha a ter dentro de campo, dentro do elenco, para ajudar minha equipe. Aqui tem muitos jogadores experientes, como Casemiro, Militão e Paquetá. São jogadores que estão comigo há muito tempo e a cada dia vamos nos fortalecendo para ajudar a Seleção e colocá-la no devido lugar, que é no topo”, afirmou.

 

 

 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics