Seleção Brasileira

Histórico atacante da Seleção, Evaristo de Macedo completa 92 anos

Ex-jogador é o único a ter marcado cinco gols em um jogo pela Seleção Brasileira; ele treinou a Amarelinha em 1985

Assessoria CBF
22/06/2025 - 17h8
Atualizado há cerca de 1 mês
Compartilhe:

Evaristo de Macedo treinou a Seleção Brasileira em 1985Créditos: Rodolpho Machado/Placar

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parabeniza e reverencia Evaristo de Macedo pelo aniversário de 92 anos, data comemorada neste domingo (22). Nascido em 22 de junho de 1933, no Rio, ele é um dos grandes atacantes da história do futebol do país.

Ao longo dos mais de 100 anos de história da Seleção Brasileira, é, até hoje, o único a ter anotado cinco gols em um jogo. O feito se deu em 24 de março de 1957, na goleada sobre a Colômbia por 9 a 0, em Lima, no Peru, pelo Campeonato Sul-Americano, hoje chamado de Copa América.

Ao todo, o carioca disputou 14 jogos pela Amarelinha e marcou oito tentos. Ele tinha boas perspectivas de participar da Copa do Mundo de 1958, em que o Brasil conquistou o mundo pela primeira vez. No entanto, o Barcelona, seu clube à época, não quis liberá-lo para se juntar à preparação brasileira, inviabilizando sua convocação para o Mundial.

__twitter:https://x.com/flamengo/status/1936794239913853320?s=48__

Revelado pelo Madureira-RJ, transferiu-se na sequência para o Flamengo, em que foi multicampeão carioca e do qual se tornou ídolo em duas passagens. Da Gávea, rumou para a Espanha, onde realizou uma trajetória rara e marcante, atuando por Barcelona e, depois, no Real Madrid.

No time catalão, Evaristo de Macedo Filho somou diversos títulos, como Campeonato Espanhol e Copa do Rei, entre outros. Pela equipe da capital espanhola, também ganhou campeonatos nacionais. Voltou ao Brasil em seguida para atuar no Flamengo e lá se retirar dos gramados.

Evaristo de Macedo é um jogador histórico para o BarcelonaCréditos: Divulgação/FC Barcelona

Já aposentado, Evaristo saiu das quatro linhas para a beira do campo. Como treinador, comandou a Seleção em 1985 e grandes e tradicionais agremiações do futebol brasileiro, entre as quais Flamengo, Bahia, Fluminense, America-RJ, Guarani-SP, Cruzeiro, Grêmio, Vasco, Vitória, Santa Cruz, Corinthians e Athletico-PR, além do Barcelona e das seleções de Iraque e Catar.

Na sua lista de conquistas como técnico, estão seis o Brasileiro de 1988, a Copa do Nordeste de 2001 e seis Campeonatos Baianos pelo Bahia, que o homenageou com o nome de seu centro de treinamento em Camaçari. Pelo Grêmio, sagrou-se campeão de Copa do Brasil, Campeonato Gaúcho e Supercopa do Brasil. No Santa Cruz, ganhou quatro Campeonatos Pernambucanos.

Evaaristo de Macedo é ídolo do Bahia, que o homenageou com o nome de seu centro de treinamentoCréditos: Divulgação/EC Bahia

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.