
Amanda Gutierres durante treino da Seleção Feminina na Inglaterra
Lívia Villas Boas/CBFAmanda Gutierres é daquelas atacantes raras no futebol. Alia presença de área, faro de gol, oportunismo e simplicidade. Características comprovadas pelos números. Aos 24 anos é a maior artilheira do Palmeiras, com impressionantes 68 gols em 92 jogos. Goleadora do Brasileirão Feminino em 2023 e 2024. Pela seleção brasileira foram 12 jogos e nove gols marcados. Foi artilheira da última Copa América, conquistada pelo Brasil, nos pênaltis, contra a Colômbia, marcando seis gols no torneio, inclusive um na final.
Com tantos números positivos na carreira, Amanda segue demonstrando alegria e empolgação quando veste a camisa canarinho: "é sempre bom estar aqui representando nosso país, a gente trabalha muito pra isso, é um grupo muito leve, descontraído, é sempre bom e alegre estar aqui novamente."
A chance de poder enfrentar a Inglaterra, com todo o seu poderio e força, anima a atacante brasileira: "é confronto no nível que o Brasil espera, um nível que o Brasil gosta. O professor deixou claro desde o início que ele sempre iria buscar equipes acima pra gente evoluir no nosso objetivo, no nosso foco que é a Copa do Mundo. Vai ser um jogo bom, um nível muto alto, duas seleções muito grandes."
Amanda Gutierres durante treino da Seleção Feminina na InglaterraCréditos: Lívia Villas Boas/CBF
Nas palavras de Amanda, uma clara demonstração de apreço e confiança no trabalho desenvolvido pelo técnico Arthur Elias: "O sistema que o professor passa, a liberdade que ele nos deixa dentro de campo, a leveza da seleção, isso facilita muito pra gente jogar e se sentir bem ali na cara do gol"
Ela exalta a qualidade do grupo, que mistura jogadoras consagradas com outras mais jovens, algumas em sua primeira convocação: "É um grupo muito bom, um grupo novo, o professor vai quebrar um pouquinho a cabeça na hora de escalar, tá todo mundo querendo, é um grupo muito intenso.
Por fim, Amanda não esquece de citar outra atacante da seleção, Bia Zaneratto, que retorna após um período afastada por conta de lesão: "Eu sou suspeita pra falar, eu sou muito fã da Bia. Ela merecia muito estar aqui novamente por todo futebol que vem desempenhando e sempre desempenhou. Acho que ela é a cara da seleção e vai aproveitar muito essa oportunidade. Vamos torcer por um gol dela pra ajudar a seleção."

.png&w=3840&q=75)