Tite valoriza competição por espaço na Seleção Brasileira e exalta sentimento de estreantes

Tite valoriza competição por espaço na Seleção Brasileira e exalta sentimento de estreantes

Seleção enfrenta o Chile, nesta quinta-feira (2), em confronto válido pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo Catar 2022.

Treino da Seleção Brasileira no CT do Corinthians. Tite Treino da Seleção Brasileira no CT do Corinthians. Tite
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A Seleção Brasileira embarcou para o Chile, nesta quarta-feira (1), para a primeira partida da Data FIFA de setembro das Eliminatórias da Copa do Mundo Catar 2022. Antes do embarque, o técnico Tite participou de uma coletiva de imprensa, comentou sobre o elenco repleto de estreantes e como o sentimento de vestir a Amarelinha contagia dos mais novos aos veteranos do futebol.

“O atleta se sente orgulhoso de estar na Seleção Brasileira. Isso está nas entrelinhas, no comportamento, desde o mais jovem até o mais experiente. Quando a gente vê o Dani (Alves) e o Miranda, a felicidade deles e o comprometimento que eles têm no trabalho, na participação, no dia a dia, no contato e naquilo que está fora das câmeras. A gente vê no atleta jovem o quão de sentimento ele tem de vir para cá. E a nós compete proporcionar que eles façam funções que realizam nos clubes deles, porque isso gera tranquilidade e confiança”, declarou o treinador.

Nesta Data FIFA, Tite convocou alguns jogadores que terão a primeira oportunidade de defender a Seleção Brasileira, como Everson, Lucas Veríssimo e Edenílson. Questionado sobre a disputa sadia por posição dentro da equipe titular, o treinador destacou seu leque de observações e como os atletas devem aproveitar a oportunidade.

“Temos um grupo de 40 a 50 atletas que sempre monitoramos. Porque são atletas de alto nível, com qualidade técnica, com know-how e com um passado dentro da seleção e ou dentro de seus clubes. Isso os torna suficientemente habilitados de alto nível para vir à Seleção e apresentar o seu melhor futebol. Nós fomentamos competição leal e um melhor desempenho”, comentou.

Sobre os trabalhos que estão sendo realizados em cima das Eliminatórias da Copa do Mundo, Tite ressaltou a importância de um setor de criação mais efetivo, destacando essa zona como uma prioridade. Na linha de trás, o comandante admirou a solidez defensiva, mas não descartou a possibilidade de utilizar três zagueiros.

“O que estamos buscando é um processo criativo maior, mais meio-campistas criativos. Nossa construção por vezes é muito vertical. Se a seleção estivesse com uma situação defensiva complicada, seria uma possibilidade. Mas a prioridade é a construção ofensiva. Três zagueiros, podemos sim ter essa possibilidade, não a descarto. (Mas) um dos fatores que temos é a solidez defensiva. E você modificar isso, numa coisa que vem te dando resultado", disse o técnico.

Nesta quinta-feira (2), o Brasil enfrenta o Chile, no Estádio Nacional de Santiago. Depois, no domingo (5), o Brasil recebe a Argentina na Neo Química Arena, em São Paulo. A Seleção Brasileira fecha a Data FIFA contra o Peru, na quinta-feira (9), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics