Tite projeta Brasil x Uruguai pelas Eliminatórias: 'Outra proposta'

Tite projeta Brasil x Uruguai pelas Eliminatórias: 'Outra proposta'

Técnico da Seleção Brasileira avaliou desempenho da equipe nas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo.

Coletiva de imprensa Tite e Cléber Xavier antes do jogo contra o Uruguai Coletiva de imprensa Tite e Cléber Xavier antes do jogo contra o Uruguai
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O técnico Tite encerrou, nesta segunda-feira, a preparação da Seleção Brasileira para o jogo contra o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Após comandar uma atividade no Centro de Treinamento do São Paulo, na Barra Funda, o treinador falou em entrevista coletiva sobre o confronto contra a Celeste Olímpica.

Contra a Venezuela, a Seleção Brasileira encarou uma defesa muito bem postada, com uma linha de cinco jogadores e outra de quatro logo em frente. O Brasil teve dificuldades para romper as linhas venezuelanas. Diante do Uruguai, fora de casa, Tite espera um adversário ainda mais complicado, mas com outro tipo de postura.

"Esse jogo tem características diferentes. Jogar contra a Venezuela em casa, tem uma proposta do adversário. O Uruguai jogando dentro da sua casa é uma outra proposta. Nós vamos ser mais exigidos defensivamente do que fomos contra a Venezuela. Paralelamente a isso nós vamos ter mais espaços para criações ofensivas. É um jogo que se caracteriza com estratégias, formas e ideias de futebol diferente de um jogo para o jogo. Essa é a preparação que a gente procurou fazer", disse.

Com três vitórias nos primeiros três jogos, o técnico Tite avaliou o bom início de competição da Seleção nas Eliminatórias e reconheceu que o Brasil teve uma atuação um pouco abaixo do nível desejado contra a Venezuela.

"Nós fizemos as três vitórias. As duas primeiras criando e fazendo bastante gol, jogando bonito e tendo resultado. Na terceira não deu para jogar bonito, mas teve a consistência e teve a vitória. Talvez (a Venezuela) não brigue para se classificar, mas daqui a pouco vai atrapalhar a classificação de alguém. Vamos enfrentar o Uruguai, uma equipe que vem sólida. Tradicionalmente um clássico, uma gama de envolvimentos com peso de camiseta, com atletas de alto nível e esse nosso processo de afirmação da equipe", avaliou o treinador.

Além do confronto dentro de campo, o jogo entre Brasil e Uruguai terá também o duelo entre Tite e um dos maiores treinadores do futebol sul-americano: Oscar Tabárez. Técnico da Celeste desde 2006, o 'Maestro' foi muito elogiado pelo comandante brasileiro antes do confronto.

"As culturas são diferentes. Vamos só nos ater a esses aspectos. Atingir essa dimensão do mestre Tabárez é muito grande", declarou.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser