Tite explica mudanças e ressalta união do grupo da Seleção Brasileira

Tite explica mudanças e ressalta união do grupo da Seleção Brasileira

Técnico deu entrevista coletiva após a vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia, pela CONMEBOL Copa América 2021

Brasil x Colômbia pela terceira rodada da Copa América 2021. Tite, Everton e Gabriel Barbosa. Brasil x Colômbia pela terceira rodada da Copa América 2021. Tite, Everton e Gabriel Barbosa.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Minutos após comemorar sua décima vitória seguida com a Seleção Brasileira, o técnico Tite explicou um pouco de como conseguiu chegar à virada contra a Colômbia. Nesta quarta-feira (23), o Brasil venceu por 2 a 1, com gols de Roberto Firmino e Casemiro, e garantiu a primeira posição no Grupo B da CONMEBOL Copa América.

Em entrevista coletiva após a partida, o técnico falou sobre as substituições realizadas ao longo da partida. Ao todo, entraram cinco jogadores: Roberto Firmino, Renan Lodi, Lucas Paquetá, Gabi e Everton.

"Foi uma sequência. Primeiro, abrimos dois externos, com o Firmino por dentro para fazer movimento e um contra movimento de infiltração. Uma liberdade para uma saída a mais dos laterais. Uma saída conduzida do Fred, porque por vezes havia espaço para o Fred conduzir e ser mais um jogador na frente. Conforme o jogo foi se apresentando, entrou o Paquetá para fazer a do Fred, mas com uma agressividade maior", comentou, antes de dar voz ao auxiliar técnico César Sampaio, que seguiu a análise:

"O Renan Lodi entrou para ser o quinto homem ofensivo. (Everton) Cebolinha para dar amplitude. Gabriel (Barbosa) para ser flutuador e atacar esse espaço central. Fomos colocando a Colômbia para trás, eles mudaram o tripé no meio, colocaram mais um volante. Corremos certo risco, mas mantivemos o nível de concentração, para terminar as jogadas e ter essa sustentação, para confiar até o final e fazer por merecer esse resultado", disse Sampaio.

O jogo foi construído de uma maneira diferente para a Seleção Brasileira. Atrás no placar pela primeira vez em sete partidas, o Brasil teve que superar alguns obstáculos para buscar a virada. Além da grande qualidade de seus jogadores, a Colômbia buscou quebrar o ritmo da Seleção a todo momento, como avaliou Tite, que aproveitou para elogiar o seu grupo de atletas.

"Quando a equipe sai atrás no início do jogo, tem que construir, criar as jogadas, organizar, acelerar, tem que encontrar finalizações. A Colômbia não queria jogo a partir daquele momento, ela queria quebrar nosso ritmo. Com as devidas entradas, qualificamos a equipe de novo. Isso é mérito principalmente do atleta, porque bom domínio, bom passe, entrar no ritmo do jogo, é muito difícil e é qualidade do atleta. Seria muito fácil vir aqui e dizer que o atleta entrou frio e demorou um pouco. Eles não têm entrado frio. Por essa e outras características, foi extremamente importante a vitória", comentou.

O triunfo sobre a Colômbia foi o décimo consecutivo da Seleção Brasileira, a melhor sequência desde que Tite assumiu o comando do Brasil. Em nenhuma dessas partidas, o técnico repetiu a escalação inicial da Seleção, dado que mostra a profundidade do elenco e a união do grupo que Tite tem em mãos.

Durante a entrevista coletiva, o técnico elogiou a maneira como todos os atletas encaram cada oportunidade que têm de vestir a camisa da Seleção Brasileira.

"Eu tenho o maior orgulho. Essa satisfação eu tenho, quando a gente consegue fazer, mobilizar todos os atletas, para que saibam da importância que eles têm. A necessidade de um jogo é de uma característica ou de outra. O Paquetá hoje trouxe uma característica muito importante, que no outro jogo foi o Everton Ribeiro. Essa função de cobrar desempenho e preparar o atleta faz a diferença em momentos como esse, de um jogo grande", declarou.

A Seleção Brasileira agora volta à Granja Comary, em Teresópolis, onde se concentra para a disputa da última rodada da fase de grupos da CONMEBOL Copa América. No próximo domingo (27), o Brasil enfrenta o Equador no Estádio Olímpico, em Goiânia (GO).

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser