Antes de 'estreia' em casa em 2022, Tite cita importância da torcida para jovens da Seleção Brasileira

Antes de 'estreia' em casa em 2022, Tite cita importância da torcida para jovens da Seleção Brasileira

Treinador deu entrevista coletiva na véspera da partida contra o Paraguai e também falou sobre equilíbrio entre testes e resultado

Último treino da Seleção Brasileira no CT do Cruzeiro Último treino da Seleção Brasileira no CT do Cruzeiro
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O jogo contra o Paraguai será o primeiro encontro da Seleção Brasileira com o seu torcedor em 2022. Em entrevista coletiva na véspera da partida, o técnico Tite ressaltou a importância do apoio da torcida no Mineirão, especialmente para os mais jovens do elenco.

Para o treinador, este carinho é fundamental para deixá-los mais confiantes neste momento, que marca o início do ano da Copa do Mundo do Catar.

"Quando se sente apoiado e incentivado, e falo do atleta e comissão, a possibilidade de desempenho é melhor. Quando vai a local que abraça e incentiva, ele rende melhor. Olho para o Juninho e pelo César. Tu te sente confiante. Não é de ser perfeito, mas corajoso de tomar iniciativa. Vou pegar de âmbito social. É uma forma da equipe e esses jovens, e vão ter bastante jovens, de sentir confiante. Que a camisa amarela seja responsabilidade, mas confiança", comentou Tite.

Com a Seleção já classificada para o Mundial, Tite poderá fazer testes na equipe ao longo do ano, ajustando o time para a busca pela sexta estrela. O treinador, no entanto, concilia estes testes com a busca pelo melhor desempenho possível para o Brasil, e citou a dificuldade de encontrar este equilíbrio.

"Grande desafio é conjugar os dois fatores. É o grande desafio. Ter estrutura de conjunto que permita o individual aparecer. E não transferir responsabilidade, dando um jogo, meio jogo, bota e tira. Dar estrutura de equipe para que o atleta desempenhe o melhor. É muito inteligente a pergunta e objetivo. É o nosso objetivo: conjugar o coletivo com o individual", destacou, ao ser perguntado sobre o dilema entre desempenho individual e desenvolvimento coletivo.

Último treino da Seleção Brasileira no CT do Cruzeiro Vini Jr. e Casemiro: juventude e experiência em equilíbrio na Seleção
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O treinador destacou que, neste ciclo, tem a oportunidade para fazer estes testes. Na caminhada para a Copa do Mundo da Rússia, Tite assumiu a Seleção Brasileira a dois anos da Copa e teve o tempo reduzido para desenvolver este trabalho. Desta vez, é diferente, como o próprio frisou:

"(Queremos) Equilíbrio entre a parte mental e física, experiência e jovem. Essa mescla estamos tendo tempo de oportunizar mais, diferente de 2016. Hoje, há esse tempo. Inclusive por que fizemos campanha que deu oportunidade para chegar dessa forma. Estamos deixando de lado adversário? Não. Tudo tem que ser bom, bola parada, jogo coletivo. Mas a situação nos dá oportunidade de fazer isso com jovens. Equilibrar tudo isso", finalizou.

Brasil e Paraguai se enfrentam na próxima terça-feira (1º), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). A bola rola às 21h30 para o jogo, que terá transmissão ao vivo da Rede Globo e do Sportv. Ainda há ingressos à venda - saiba como comprar. Já classificado, o Brasil é o atual líder das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, com 36 pontos. O Paraguai, por sua vez, tem 13 pontos e está em 9º lugar nas Eliminatórias.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser