Seleção Brasileira estreia contra a Venezuela na Copa América 2021

Seleção Brasileira estreia contra a Venezuela na Copa América 2021

Brasil faz seu primeiro jogo em busca do décimo título sul-americano; partida será na Arena Mané Garrincha, às 18h

Brasil x Venezuela no Morumbi (SP) pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022. Lucas Paquetá Brasil x Venezuela no Morumbi (SP) pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022. Lucas Paquetá
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Chegou a hora da estreia na Copa América 2021! Neste domingo (13), a Seleção Brasileira enfrenta a Venezuela pela primeira rodada da competição continental. A bola rola na Arena Mané Garrincha, em Brasília (DF), às 18h, com transmissão ao vivo do SBT e da ESPN Brasil.

Atual campeão da Copa América, o Brasil chega para a disputa da competição com apenas um objetivo: o título. Em entrevista coletiva na véspera da partida, o técnico Tite frisou que a Seleção precisa reconhecer e carregar consigo a responsabilidade de buscar a conquista.

“Nessa segunda parte da preparação da equipe para a Copa América, nós nos reunimos, eu e Juninho, comissão técnica, para falar dos nossos objetivos. E é, sim, a conquista da Copa América. Nós temos a responsabilidade de realizar um grande desempenho e buscar o título. Temos que assumir a nossa responsabilidade, que é essa. Vai ter exigência técnica, do grande desempenho e da busca pela vitória”, ressaltou o treinador brasileiro.

Ainda na entrevista, o treinador confirmou o time que irá a campo para a estreia da Seleção. Em relação ao jogo contra o Paraguai, pelas Eliminatórias, Tite promoveu três mudanças na equipe titular, que deve ser formada por: Alisson, Danilo, Marquinhos, Éder Militão, Renan Lodi, Casemiro (c), Fred, Lucas Paquetá, Richarlison, Gabriel Jesus e Neymar.

Esse time foi trabalhado pelo técnico durante os treinamentos em São Paulo. A Seleção se apresentou na última sexta-feira para a disputa da Copa América e fez dois treinos no CT do São Paulo, na Barra Funda. Na noite deste sábado, a delegação brasileira embarcou para a capital federal, onde faz sua estreia na Copa América.

Último treino da Seleção Brasileira no CT do São Paulo antes da estreia na Copa América. Neymar Seleção Brasileira treinou em São Paulo no sábado antes de embarcar para a capital federal
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Oportunidade para todos


Depois de vencer o Equador e o Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, Tite decidiu levar para a Copa América 24 jogadores que já estavam com a Seleção Brasileira nas duas partidas. Na entrevista deste sábado, o treinador admitiu que está aberto a fazer mais experiências durante a Copa América.

Para ele, os jogos das Eliminatórias são mais duros, exigentes, e te condicionam a buscar mais o resultado. A Copa América, por sua vez, abre espaço para dar mais oportunidades a todos do elenco.

"É (nosso objetivo), também, uma participação maior de atletas ao longo da competição. Isso quer dizer que vamos desestruturar a equipe? Não. Isso quer dizer que no início e no transcurso dos jogos, a preparação desses atletas, também para o Mundial, está associada ao nosso objetivo. As oportunidades (de testes na Copa América) são maiores. Quando estamos nas Eliminatórias e na Copa do Mundo, essa possibilidade de dar oportunidade é menor, porque a exigência de resultado é mais dura, é do jogo. A Copa América te permite ampliar essas possiblidades", declarou Tite.

Osso duro de roer


A Venezuela não tem sido uma adversária simples para a Seleção. Nos últimos dois confrontos, o Brasil marcou apenas um gol. Pela Copa América de 2019, um empate por 0 a 0 na fase de grupos. Pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, uma magra vitória no Morumbi, com gol de Roberto Firmino.

No histórico do confronto, no entanto, o Brasil leva ampla vantagem. Ao todo, foram 26 jogos entre as duas equipes, com 22 vitórias do Brasil, três empates e apenas uma derrota, sofrida em jogo preparatório em 2008. O maior artilheiro da rivalidade é Tostão, que tem seis gols marcados diante da Venezuela. No total, o Brasil já fez 90 gols na Vinotinto, que tem apenas oito tentos marcados contra a Seleção.

Brasil x Venezuela no Morumbi (SP) pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022. Roberto Firmino No último confronto, vitória do Brasil por 1 a 0, com gol de Roberto Firmino
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Histórico de Brasil x Venezuela


Jogos:
 26
Vitórias do Brasil: 22
Empates: 3
Derrota: 1
Gols do Brasil: 90
Gols da Venezuela: 8
Maior vitória: Brasil 7 x 0 Venezuela (1999)
Maior derrota: Brasil 0 x 2 Venezuela (2008)
Placar mais comum: Brasil 6 x 0 Venezuela; Brasil 4 x 0 Venezuela (quatro vezes)
Artilheiro do confronto: Tostão (6 gols)

Onde assistir


A CONMEBOL Copa América terá transmissão ao vivo na TV brasileira. Algumas partidas serão transmitidas na rede aberta pelo SBT e toda a competição estará na grade dos Canais Disney (ESPN e Fox Sports) na TV por assinatura. O jogo entre Brasil e Venezuela, neste domingo, terá transmissão ao vivo no SBT e na ESPN Brasil. O torcedor também pode acompanhar tudo sobre a partida nas redes sociais e no site da Confederação Brasileira de Futebol.

CONMEBOL Copa América


Brasil x Venezuela
Data: 13/6 (domingo)
Local: Arena Mané Garrincha, Brasília (DF)
Horário: 18h
Transmissão: SBT e ESPN Brasil

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics