Quadrado mágico, goleada na Copa América... o histórico de Brasil x Chile

Quadrado mágico, goleada na Copa América... o histórico de Brasil x Chile

Duelo nesta sexta-feira será o 73º jogo entre as duas seleções; até aqui, a vantagem é do Brasil

Brasil 5x0 Chile - 2005 Brasil 5x0 Chile - 2005
Créditos: Nilton Santos

Muita história já foi escrita entre Brasil e Chile. Nesta sexta-feira (2), as duas seleções voltam a campo para mais um capítulo nesta rivalidade. Desta vez, o confronto vale pelas quartas de final da CONMEBOL Copa América 2021. A bola rola às 21h no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), com transmissão do SBT e da ESPN Brasil.

Este será o 73º jogo da Seleção Brasileira com o Chile. Até aqui, foram 50 vitórias do Brasil, 14 empates e apenas oito derrotas, com 164 gols marcados e 61 gols sofridos. Mas a história deste confronto é muito maior do que os números podem indicar. Do quadrado mágico ao show de Garrincha em 62, muita coisa já aconteceu entre Brasil e Chile. Vamos relembrar agora no site da CBF!

Retrospecto de Brasil x Chile


Jogos: 72

Vitórias do Brasil: 50

Empates: 14

Derrotas: 8

Gols do Brasil: 164

Gols do Chile: 61

Maior vitória: Brasil 7 x 0 Chile (1959)

Maior derrota: Brasil 0 x 4 Chile (1987)

Placar mais comum: Brasil 1 x 0 Chile (11 vezes)

Um show do 'quadrado mágico' na capital


Contra o Chile, a Seleção Brasileira teve uma exibição que até hoje vive no imaginário do torcedor. Na partida que confirmou a classificação do Brasil para a Copa do Mundo de 2006, a Seleção goleou o Chile por 5 a 0 no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e deixou uma ótima impressão para o Mundial.

Da formação "original" do quadrado mágico, o técnico Carlos Alberto Parreira não pôde contar com Ronaldinho Gaúcho. Mas o treinador levou a campo um quarteto ofensivo que contava com Kaká, Robinho, Adriano e Ronaldo. O grande destaque da partida foi o Imperador, que mostrou todo seu arsenal e marcou três vezes. O placar foi completo por Robinho e Juan. A partida contou com grandes jogadas, golaços e é até hoje um símbolo do talento e do futebol alegre da Seleção Brasileira.

Adriano - Brasil 5x0 Chile - 2005 Adriano marcou três vezes na goleada do Brasil por 5 a 0
Créditos: Nilton Santos

Um clássico com jeito de Copa


Embora tenham história na Copa América, Brasil e Chile também já tiveram confrontos na Copa do Mundo. Ao todo, foram quatro duelos, com três vitórias da Seleção e um empate (que terminou com classificação brasileira).

Todos os jogos foram em fases eliminatórias da competição. Em 1962, o Brasil venceu por 4 a 2 na semifinal. Os outros três duelos foram pelas oitavas de final. Em 1998 e em 2010, a Seleção levou a melhor no tempo regulamentar, com triunfos por 4 a 1 e 3 a 1, respectivamente. Em 2014, foi necessária a disputa por pênaltis após empate por 1 a 1 para o Brasil a classificação.

Visitante indigesto


O sonho do Chile de disputar uma final de Copa do Mundo nunca esteve tão próximo como em 1962. Sede daquela edição do Mundial, o Chile foi eliminado na semifinal pelo Brasil, que se sagraria bicampeão do mundo.

Mesmo com o desfalque de Pelé, lesionado, a Seleção Brasileira conseguiu se impor. Diante de um Estádio Nacional lotado, Garrincha e Vavá carregaram a Seleção e, com dois gols cada, carimbaram o passaporte do Brasil para a final com uma vitória por 4 a 2. Na decisão, a Seleção superou a Tchecoslováquia por 3 a 1. Aquela é, até os dias de hoje, a melhor campanha do Chile na história da Copa do Mundo.

Despedida em grande estilo


O último duelo entre Brasil e Chile foi há quase quatro anos. O jogo foi em novembro de 2017, no Allianz Parque, em São Paulo, pela última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2018. Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu por 3 a 0, com gols de Gabriel Jesus (dois) e Paulinho. A partida pôs um ponto final na campanha histórica do Brasil nas Eliminatórias e serviu como despedida da Seleção antes da Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Aquele era, até o jogo desta sexta-feira, o único confronto com o Chile desde que Tite assumiu o comando da Canarinho.

Brasil x Chile no Allianz Parque Brasil e Chile se enfrentaram no Allianz Parque em 2017
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Vaga nos pênaltis


O último duelo entre Brasil e Chile em uma Copa do Mundo foi em 2014. A torcida brasileira lotou as arquibancadas do Mineirão, em Belo Horizonte, e viu a Seleção abrir o placar nas oitavas de final com o zagueiro David Luiz. Mas minutos depois, ainda no primeiro tempo, Aléxis Sanchez deixou tudo igual.

O empate se manteve até os últimos minutos da partida, que precisou ser decidida nos pênaltis. No desempate, porém, brilhou a estrela do goleiro Júlio César, que defendeu duas cobranças, viu outra explodir no travessão e pôde comemorar a classificação brasileira no gramado do Mineirão.

BRASIL X CHILE Neymar e Aléxis se abraçam antes de Brasil x Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Uma goleada para o título


A Seleção Brasileira não enfrenta o Chile em uma Copa América há cerca de 14 anos. A última vez que os dois países estiveram frente a frente pela competição foi em 2007. E as lembranças são boas para a Seleção.

Naquela Copa América, disputada na Venezuela, a Seleção Brasileira enfrentou La Roja em duas oportunidades. Na fase de grupos, Brasil e Chile fizeram um duelo equilibrado, mas que terminou em um placar largo para a Seleção: 3 a 0. Nas quartas de final, mesma altura em que as duas seleções se reencontram nesta sexta, o Brasil atropelou os chilenos e venceu por 6 a 1. Os gols foram marcados por Juan, Júlio Baptista, Josué, Vágner Love e Robinho (dois).

Após a goleada, a Seleção embalou na competição, que terminaria com mais um título de Copa América. Na ocasião, o Brasil defendia a conquista de 2004 e foi bicampeão, o mesmo objetivo que tem na atual edição da competição.

Brasil e Chile se enfrentam nesta sexta-feira (2), às 21h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ). A partida, válida pelas quartas de final da CONMEBOL Copa América 2021, terá transmissão do SBT e da ESPN Brasil.

Brasil x Argentina - Copa América 2007 Com duas vitórias sobre o Chile na campanha, Brasil conquistou a Copa América em 2007
Créditos: Sergio Pinto / CBF

PATROCINADORES

Seleção Brasileira