Seleção Brasileira

Campeão mundial em 2002, Kleberson completa 46 anos

Da virada na Seleção à consagração em Yokohama, volante paranaense brilhou na final da Copa, jogou no Manchester United e hoje atua como gestor e agente de transformação pelo esporte

Assessoria CBF
19/06/2025 - 14h2
Atualizado há cerca de 1 mês
Compartilhe:

Kléberson com a taça da Copa do Mundo de 2002Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parabeniza e reverencia Kleberson, campeão mundial em 2002, pelo aniversário de 46 anos, data celebrada nesta quinta-feira (19). Nascido em 19 de junho de 1979, na cidade de Uraí (PR), o volante foi de coringa à peça fundamental no time titular da Seleção Brasileira em 2002, e um dos destaques da final que o Brasil venceu contra a Alemanha.

Volante versátil, com boa visão de jogo, passes qualificados com as duas pernas e perigosos chutes de fora da área, Kleberson ganhou os holofotes do futebol brasileiro após uma campanha brilhante pelo Atlético-PR (hoje Athlético-PR), que se consagraria campeão brasileiro em 2001. Naquele ano, as atuações de Kleberson lhe renderam o prêmio de melhor jogador da competição.

Chegou à Seleção Brasileira pelas mãos de Luís Felipe Scolari. Iniciou sua trajetória na Copa do Mundo do Japão e da Coreia como um reserva de luxo, condição que mudou de vez a partir das quartas de final, contra a Inglaterra, quando entrou de titular no lugar de Juninho para dar mais pegada na marcação para o meio de campo, aliada à possibilidade de puxar contra-ataques com velocidade.

Kléberson, Belletti e Gilberto Silva comemoram o título da Copa do Mundo de 2002Créditos: Reprodução

E quem não segurou o fôlego aos 44 minutos do 1º tempo da final contra a Alemanha, quando Kleberson carimbou o travessão de Oliver Kahn e quase abriu o placar e o caminho para o título mundial? O destino caprichoso daquela bola, porém, não evitou o quinto título mundial brasileiro.

Sua atuação naquela Copa do Mundo rendeu a Kleberson olhares do mercado europeu. Em agosto do ano seguinte, Kleberson tornou-se o primeiro brasileiro contratado pelo poderoso Manchester United. Foi apresentado no mesmo dia de um dos famosos xarás de seu colega de penta: o português Cristiano Ronaldo. Pelo gigante inglês, conquistou a FA CUP e a Supercopa da Inglaterra.

Jogou ainda no Besiktas, da Turquia, até voltar ao futebol brasileiro, pelo Flamengo, onde foi novamente campeão brasileiro, em 2009. Do rubro-negro carioca voltou para o rubro-negro paranaense, que o revelou. Chegou a jogar pelo Bahia, e então deu início a uma carreira nos Estados Unidos, onde jogou pelo Philadelphia Union, Indy Eleven e Fort Lauderdale Strikers. No primeiro time, ocupou também a função de treinador de base e assistente técnico, após encerrar a carreira como jogador.

Hoje Kleberson segue carreira como gestor de futebol, além de se envolver em projetos sociais que têm no esporte a ferramenta para combater desigualdades.

Kléberson e sua família na festa de 20 anos do PentaCréditos: Lucas Figueiredo/CBF

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.