Pentacampeão com a Seleção Brasileira, Lúcio anuncia aposentadoria

Pentacampeão com a Seleção Brasileira, Lúcio anuncia aposentadoria

Ex-zagueiro é o último campeão mundial de 2002 a deixar o futebol

Pentacampeão em 2002 Pentacampeão em 2002
Créditos: Divulgação

Após 22 anos no futebol, Lúcio ainda tenta se acostumar com a vida de ex-jogador. Pentacampeão com a Seleção Brasileira em 2002, o zagueiro anunciou sua aposentadoria na última quarta-feira e vive os primeiros dias longe dos gramados.

Com mais de 100 jogos com a camisa da Seleção e uma carreira vitoriosa no futebol, Lúcio se diz muito grato por tudo que o futebol lhe deu.

-  Eu sempre procurei passar uma sensação de gratidão quando era convocado. É claro que profissionalismo e dedicação são fatores fundamentais para representar bem o Brasil. Isso tudo somado à fé e ao talento dá um bom resultado pra quem sonha em vestir a camisa verde e amarela. - afirmou.

O ex-zagueiro é o último do elenco de 2002 a anunciar a aposentadoria. Seu currículo pela Canarinho foi extenso, muito além do Mundial da Coreia e do Japão. A primeira convocação veio em 2000. Não demorou para que se tornasse titular absoluto. Durante sua passagem pela Seleção, disputou as Copas de 2006 e 2010, esta como capitão. Em 2009, venceu a Copa das Confederações, com direito a gol do título contra os Estados Unidos.

- Jogar uma Copa já é um sonho. Ganhar, então, é surreal. Hoje, de fora, a gente consegue entender o peso que tem um Mundial na carreira de um jogador. Tenho muito orgulho de ter feito parte da Seleção Brasileira por tantos anos. Olho pra trás e percebo que faria tudo de novo - disse.

Uma carreira vitoriosa


Seus 22 anos de futebol também foram marcados por conquistas pelos clubes onde passou. O zagueiro chamou a atenção do Internacional em um duelo contra o Guará, do Distrito Federal. Apesar da goleada sofrida por 7 a 0 na Copa do Brasil de 1997, Lúcio se destacou e recebeu um convite para defender o Colorado.

No ano seguinte, ganhou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Internacional. Além de brilhar no futebol nacional, Lúcio ainda defendeu importantes clubes da Europa. Foi multicampeão no Bayern de Munique e no Bayer Leverkusen, da Alemanha, e na Inter de Milão, da Itália, onde conquista a Liga dos Campeões da Europa.

Sua volta ao futebol brasileiro inclui passagens por São Paulo e Palmeiras. Em suas duas últimas temporadas, Lúcio decidiu retornar ao futebol que o revelou. Em 2018 e 2019, jogou no Gama e no Brasiliense, do Distrito Federal.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports