Pelé estreia na Seleção Brasileira, em jogo contra a Argentina, e marca seu primeiro gol

Pelé estreia na Seleção Brasileira, em jogo contra a Argentina, e marca seu primeiro gol

No dia 7 de julho de 1957, aos 16 anos, Rei do Futebol entrou no segundo tempo e já balançou a rede. Foi no Maracanã

Pelé Pelé
Créditos: Arquivo Nacional

Há 58 anos, surgia um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. No dia 7 de julho de 1957, Pelé entrou em campo pela primeira vez vestindo a camisa da Seleção Brasileira. A partida contra a Argentina e válida pela Copa Roca, o atual Superclássico das Américas, foi disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro, com um público de 80 mil pessoas.

Apesar de o resultado não ter sido bom para o Brasil - derrota por 2 a 1 -, o jogo entrou para a história do futebol brasileiro. Pelé estreou pela Seleção e ainda marcou o seu primeiro gol.

Labruna abriu o placar para os argentinos aos 30 minutos do primeiro tempo. Pelé empatou na segunda etapa e, em seguida, Juárez colocou a Argentina novamente na frente. 

À época, a Copa Roca era disputada em dois jogos. No segundo, no Pacaembu, o Brasil venceu por 2 a 0, com gols de Pelé e Mazzola e ficou com o título de campeão da Copa Rocca de 1957. 

07/07/1957 (16h)

BRASIL 1 x 2 ARGENTINA 

Competição: Copa Rocca.

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (Brasil). Público: 80.000 espectadores.

Árbitro: Erwin Hieger (Áustria). Assistentes: Guálter Gama de Castro (Brasil), José Monteiro (Brasil).

Gols: Labruna, aos 30; Pelé, aos 76; Juárez, aos 77.

BRASIL: Castilho, Paulinho de Almeida, Bellini, Jadir e Oreco; Zito (Urubatão, aos 70) e Luisinho; Maurinho, Mazzola (Moacir, aos 46), Del Vecchio (Pelé, aos 46) e Tite. Treinador: Sylvio Pirillo.

ARGENTINA: Carrizo, Pizarro e Vairo; Gianserra, Rossi (Guidi, aos 77) e Urriolabeitia; Oreste Corbatta, Herrera (Antonio, aos 70), Juárez (Blanco, aos 41), Labruna e Moyano. Treinador: Guillermo Stábile.

10/07/1957 (20h45)

BRASIL 2 x 0 ARGENTINA 

Competição: Copa Rocca.

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (Brasil). Público: 38.441 espectadores.

Árbitro: John Husband (Inglaterra). Assistentes: Antonio Musitano (Brasil), Catão Montes Júnior (Brasil).

Gols: Pelé, aos 20; Mazzola, aos 57.

BRASIL: Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Jadir e Oreco; Zito e Luisinho; Maurinho, Mazzola (Del Vecchio, aos 61), Pelé e Pepe. Treinador: Sylvio Pirillo.

ARGENTINA: Carrizo (Musimessi, aos 69), Biaggioli e Vairo; Gianserra, Rossi (Guidi, aos 87) e Urriolabeitia; Oreste Corbatta, Juárez, Herrera (Antonio, aos 46), Labruna e Sesti. Treinador: Guillermo Stábile.

 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser