Palco de grandes momentos da Seleção Brasileira, Morumbi celebra 60 anos

Palco de grandes momentos da Seleção Brasileira, Morumbi celebra 60 anos

Estádio recebeu a Amarelinha pela primeira vez em 1963 e foi palco da abertura na Copa América de 2019, conquistada pelo Brasil

Morumbi completa 60 anos de história nesta sexta-feira (2) Morumbi completa 60 anos de história nesta sexta-feira (2)
Créditos: Heuler Andrey/Mowa Press

Um dos principais templos da história do futebol brasileiro, o Estádio do Morumbi comemora seu 60º aniversário nesta sexta-feira (2). Batizado de Cícero Pompeu de Toledo, o histórico gramado recebeu a Seleção Brasileira pela primeira vez em 1963 e foi palco da abertura da Copa América do ano passado.

O primeiro encontro entre a Seleção e o Morumbi não foi dos melhores. No dia 13 de abril de 1963, o Brasil foi derrotado por 3 a 2 pela Argentina e perdeu o título da Copa Roca. Pepe, o Canhão da Vila, foi o responsável por marcar os primeiros gols brasileiros no estádio. 

Aquela seria, porém, a única derrota da Seleção no Morumbi. Dali em diante, o estádio foi palco de glórias e conquistas. Atualmente, a Seleção ostenta uma invencibilidade de 28 jogos. Ele ainda foi o cenário do último gol de Pelé com a camisa da Seleção Brasileira, no empate por 1 a 1 com a Áustria, em 1971.

A maior goleada do Brasil no estádio foi em 1989, com o 6 a 0 sobre a Venezuela. A Vinotinto será a adversária do próximo compromisso da Seleção no estádio, em novembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022.

A última partida do Brasil no Cícero Pompeu de Toledo foi no início da Copa América de 2019. Com gols de Everton e Philippe Coutinho (2x), a Seleção derrotou os bolivianos por 3 a 0.

Brasil x Bolívia - Primeiro jogo da Copa América Em sua partida mais recente no Morumbi, o Brasil derrotou a Bolívia por 3 a 0.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

PATROCINADORES

Seleção Brasileira nike guarana antarctica vivo itau mastercard voe gol bitci free fire kwai grupo cimed fiat pague menos semp tcl cafe 3 corações techno gym stats ports kin analytics globus brasil