Kleberson e a bola no travessão que valeu como gol

Kleberson e a bola no travessão que valeu como gol

Camisa 15 da Copa de 2002 relembra momento histórico na decisão da competição, assistência para Ronaldo e muito mais sobre o pentacampeonato

Kleberson, final da Copa 2002 Kleberson, final da Copa 2002
Créditos: Getty Images / Fifa

"Quinze anos... Passa rápido, heim?! A gente era tão novo!". Como o próprio Kleberson disse ao iniciar a conversa com o site da CBF, o pentacampeonato da Seleção Brasileira faz aniversário nesta sexta-feira (30). Uma década e meia depois, a glória continua bem presente na vida do meia. Uma prova disso é a foto do camisa 15 da Canarinho na Copa do Mundo de 2002 no aplicativo de mensagens WhatsApp, onde aparece a festa do grupo com Cafu levantando a taça. O atleta nem precisou balançar a rede para ser um dos personagens mais lembrados quando se fala daquela campanha e, anos depois, passou a ser chamado de Kleberson Penta.

Na grande decisão com a Alemanha, o meia deu o passe para Rivaldo, que virou corta-luz e acabou sendo assistência para o segundo gol de Ronaldo. Esse, no entanto, não é o lance mais lembrado dele no duelo diante dos alemães. Em entrevista ao site da CBF para a Série #Penta15anos, o atleta descreveu a famosa bola no travessão de Oliver Kahn, aos 44 minutos do primeiro tempo. O craque continua vivendo o lance nos dias de hoje.

– Ficou marcado, né? Talvez, tenha marcado mais por ter batido no travessão do que se fosse gol. Se tivesse entrado, talvez não teria tido tanto impacto. O Ronaldo fez dois e a bola na trave é quase tão lembrada quanto. Até hoje, me dão os parabéns pelo título e falam que nunca vão esquecer aquele lance. Eu vejo o lance de vez em quando e boto em câmera lenta, vejo a bola indo devagar, bem devagarzinho, até bater na trave – destaca.

Quando chegou ao Flamengo, em 2007, foi que o meia passou a ser chamado de "Penta". Para Kleberson, é uma grande alegria ser conhecido por tal alcunha. O meia descreve a assistência para Ronaldo na grande decisão e afirma que este gol é um retrato da união daquele grupo.

– O Cafu disparou como um raio, como eu jogava no meio, trouxe para dentro e ele passou gritando. Eu tive que buscar a decisão naquela hora. Vi o Rivaldo entrando e pensei rápido, passando para o Rivaldo. Aí vi que o Ronaldo estava na mesma linha. O Rivaldo viu que ele estava logo atrás e fez o corta-luz. O Ronaldo, desde quando eu recebi, lá no início, já pedia a bola. Foi uma bela jogada. Último gol, do título, e foi ótimo ter sido uma jogada de conjunto. Era a característica da Família Scolari – afirma. 

Após grande atuação no duro jogo contra a Bélgica, quando deu assistência para Ronaldo balançar a rede, Kleberson ganhou a vaga de titular e não saiu mais do time até o final da Copa do Mundo. Para muitos, ele foi um dos protagonistas da campanha, fato que o deixa muito orgulhoso. O meia revela um gesto de Felipão que o encheu de confiança antes da final com a Alemanha.

– Não precisei de gol para deixar o meu nome em destaque na Copa. O protagonista sempre é quem faz gols, mas eu consegui, de certa forma, estar entre eles. O Felipão me deixou muito à vontade com a confiança que me passava. Na final, ele me chamou na preleção e disse que os jogadores estariam preocupados em marcar Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho, e que eu ia ter espaço e liberdade para criar. Isso realmente aconteceu e as bolas rápidas chegaram para mim – acrescenta. 

Quinze anos depois, a sensação do título segue bem viva na memória de Kleberson. O meia recorda diversas passagens daquele Mundial da Coreia do Sul e Japão com muita nostalgia. A maior saudade são as histórias do famoso Vampeta.

– Sonho em todo momento, toda hora lembro. Vira e mexe vem na minha memória um flash desse Mundial. Foi muito especial! Direto vejo lances, volto no tempo, lembro das jogadas, dos momentos nossos jantando, o grupo todo, as reuniões, os papos... Sempre lembro. Quando vem algum jogador na TV, vejo o Marcos lembro logo das piadas dele. O Vampeta, só história boa, aquelas parábolas dele... Qualquer momento da Seleção me faz lembrar. É inesquecível – finaliza.

Veja mais sobre a Série #Penta15anos:

"Titular", Luizão recorda estreia na Copa de 2002
Roberto Carlos detalha golaço contra China em 2002
Edmílson relembra gol contra a Costa Rica na Copa
Marcos: fundamental para a Seleção nas oitavas
A 'assistência' de Cafu na falta de Ronaldinho
Denílson 'revive' marcação turca na semi de 2002

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics