Há quatro anos, Tite estreava com vitória pela Seleção Brasileira

Há quatro anos, Tite estreava com vitória pela Seleção Brasileira

Em 1˚ de setembro de 2016, Tite e sua comissão técnica iniciavam sua trajetória contra o Equador, com vitória por 3 a 0, em Quito. De lá para cá foram 48 jogos, 34 vitórias e o título da Copa América de 2019

Tite e Gabriel Jesus - Equador x Brasil - Eliminatórias da Copa 2018 Tite e Gabriel Jesus - Equador x Brasil - Eliminatórias da Copa 2018
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Em 1˚ de setembro de 2016, há exatos quatros anos, Tite e sua comissão técnica estreavam no comando da Seleção Brasileira. Na capital equatoriana, em Quito, o Brasil derrotaria os donos da casa por 3 a 0, iniciando uma trajetória que culminaria com a classificação antecipada para a Copa do Mundo da Rússia 2018.

De lá para cá muita rede balançou, teve troféu erguido e um aproveitamento de altíssimo nível. A Seleção Brasileira disputou 48 jogos sob o comando de Tite. Foram 34 vitórias, 10 empates e quatro derrotas. Neste período, o Brasil marcou exatos 100 gols, o que dá uma média de 2,08 por partida. A equipe não tirou o zero do placar em apenas 7 ocasiões. Do outro lado, a zaga brasileira foi vazada 17 vezes, ou 0,35 por jogo, o que gera um saldo positivo de 83. Outros números e estatísticas ajudam a contar essa história, como a média de 563.1 passes corretos, por exemplo.

Como futebol não se restringe a dados, o ponto alto desta trajetória até aqui é a conquista da Copa América de 2019, no Brasil. Sonho diversas vezes comentado por Tite, comandar a Seleção Brasileira no Maracanã teve um significado especial para ele e sua comissão técnica. Ainda mais pelo desfecho com o título, que serviu de coroação para um trabalho desempenhado com extrema dedicação.

Neste "aniversário" de quatro anos à frente da Seleção Brasileira, Tite e sua comissão técnica vivem o desafio de conduzir o trabalho diante do cenário de pandemia do novo Coronavírus. Durante o período de quarentena, reuniões virtuais mantiveram a rotina do grupo, com debates sobre esquema de jogo e observações de jogos passados. Gradualmente, a equipe foi retomando o trabalho presencial na sede da CBF e as análises 'in loco' do futebol brasileiro.

O próximo desafio da Seleção está marcado para o dia 8 de outubro. O Brasil estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar 2022 contra a Bolívia, em São Paulo. Na sequência, enfrenta o Peru, no dia 13 do mesmo mês. 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports