20 anos do Penta: Seleção Brasileira derrotou a Turquia na estreia da Copa do Mundo

20 anos do Penta: Seleção Brasileira derrotou a Turquia na estreia da Copa do Mundo

Em seu primeiro jogo rumo à conquista mundial, Brasil venceu de virada por 2 a 1, com gols de Ronaldo e Rivaldo

Brasil x Turquia - Fase de grupos da Copa do Mundo de 2002. Ronaldo Brasil x Turquia - Fase de grupos da Copa do Mundo de 2002. Ronaldo
Créditos: Acervo CBF

Há exatos 20 anos, começava a campanha da Seleção Brasileira rumo ao pentacampeonato mundial. No dia 3 de junho de 2002, o Brasil derrotou a Turquia por 2 a 1 e deu o pontapé inicial à sua participação na Copa do Mundo FIFA Coreia do Sul e Japão 2002. Os gols da virada verde-amarela foram marcados por Ronaldo e Rivaldo.

O grupo da Canarinho foi composto por China, Costa Rica e Turquia. Os turcos foram os primeiros adversários do Brasil na Copa, e foram os primeiros três pontos dos nove conquistados na fase de grupos. O Brasil teve 100% de aproveitamento e classificação garantida às oitavas.

O jogo


Pressão e castigo no fim do primeiro tempo

Desacreditada. Era dessa forma que a Seleção Brasileira chegava para disputar a Copa do Mundo FIFA 2002. Apesar de um elenco recheado de estrelas, a classificação sofrida nas Eliminatórias, que veio apenas na penúltima rodada, e a séria lesão no joelho de Ronaldo Nazário, que à época atuava na Inter de Milão (ITA), pesaram negativamente, mas a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari sabia o que precisava fazer.

Disposta a largar bem no Mundial, o Brasil começou a partida em cima dos turcos. Mas a pressão brasileira nos primeiros minutos não foi convertida em bola na rede. Nos 10 minutos iniciais, a Seleção já havia finalizado três vezes: uma com Ronaldo, outra com Ronaldinho e, por último, Rivaldo. Todas foram acima da baliza defendida por Reçber. A Turquia reagiu aos 19. Contando com um desvio em Gilberto Silva, o chute de Kerimoglu bateu no travessão e saiu. No escanteio, Marcos defendeu tentativa de gol olímpico. 

O placar chegou perto de sair do zero aos 29 minutos. Fenômeno fez boa jogada e cruzou para Rivaldo, que completou de cabeça, obrigando o goleiro turco a fazer grande defesa. O Brasil continuou em cima, mas sem êxito. No apagar das luzes da primeira etapa, a Turquia, que resistia à pressão brasileira, saiu na frente. O camisa 10, Bastürk, lançou para Sas. O atacante, de esquerda, finalizou forte para balançar a rede.

Segundo tempo: a hora da virada

No segundo tempo, o cenário foi praticamente o mesmo dos primeiros momentos do confronto, com a Seleção Brasileira criando chances claras de marcar. Dessa vez, finalmente saiu o primeiro gol da Canarinho na Copa do Mundo de 2002. Aos cinco minutos, Rivaldo cruzou para Ronaldo, que se jogou na bola e deixou tudo igual. Depois de dois anos intensos de fisioterapia por conta da lesão no joelho que parou o mundo, a força de vontade do camisa 9 foi coroada logo na primeira partida. Era a volta do artilheiro. 

O tento de Ronaldo deu forças ao Brasil, que continuou pressionando em busca da virada. E ela quase veio aos 17 minutos. Após escanteio, Roque Júnior subiu para cabecear e a bola sobrou para Rivaldo, que completou para o fundo da rede. O lance, porém, foi anulado por impedimento do atacante.

Felipão, então, mexeu na equipe em busca do segundo gol. Ronaldinho, Ronaldo e Juninho Paulista deram lugar a Denílson, Luizão e Vampeta, respectivamente. E as mudanças surtiram efeito. Luizão, aos 40, aproveitou erro na saída de bola da Turquia, avançou e foi derrubado por Özalan, que recebeu o segundo amarelo e foi expulso. O juiz assinalou pênalti para a Canarinho, convertido por Rivaldo, que cobrou no canto direito para virar o placar. Nos acréscimos, Hakan Unsal perdeu a cabeça e chutou a bola em cima do camisa 10 brasileiro, recebendo cartão vermelho e deixando os turcos com dois jogadores a menos.

A efetiva superioridade brasileira garantiu os primeiros três pontos da fase de grupos à equipe treinada por Felipão. O próximo confronto brasileiro seria no dia 8, contra a China, que estreou com derrota para a Costa Rica por 2 a 0. 

A série 20 anos do Penta relembra os detalhes da conquista da Copa do Mundo FIFA Coreia do Sul e Japão 2002. Os jogos, os personagens e alguns dos principais momentos do pentacampeonato estarão no site da CBF ao longo do mês de junho!

Roque Júnior, Edmilson, Lúcio, Gilberto Silva, Marcos, Cafu, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Juninho Paulista, Roberto Carlos e Rivaldo. Brasil x Turquia Titulares do Brasil contra a Turquia
Créditos: Acervo CBF

Ficha técnica

Data: 03/06/2002
Horário: 18h00 locais
Estádio: Munsu Cup Stadium
Público: 33.842
Cidade: Ulsan (Coreia do Sul)
Árbitro: Kim Young-joo (Coreia do Sul)

GOLS

Turquia: Hasan Sas (47 minutos do 1º tempo)
Brasil: Ronaldo (5 minutos do 2º tempo) e Rivaldo (de pênalti, aos 42 minutos do 2º tempo)

CARTÕES AMARELOS:

Turquia: Fatih Akyel (21 minutos do 1º tempo), Hakan Ünsal (24 minutos do 1º tempo) e Alpay Özalan (44 minutos do primeiro tempo)
Brasil: Denílson (32 minutos do 2º tempo)

CARTÕES VERMELHOS:

Turquia: Alpay Özalan (41 minutos do 2º tempo) e Hakan Ünsal (49 minutos do 2º tempo)

ESCALAÇÕES

Brasil (3-5-2): Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu (C), Gilberto Silva, Juninho Paulista (Vampeta), Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho (Denílson); Rivaldo e Ronaldo (Luizão)

Turquia (3-5-2): Rüstü Reçber; Alpay Özalan, Ümit Özat e Bülent Korkmaz (Ümit Davala); Fatih Akyel, Tugay Kerimoglu (Arif Erdem), Hakan Ünsal, Emre Belözoglu e Yildiray Bastürk (Ilhan Mansiz); Hasan Sas e Hakan Sükür (C)

 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics