De volta ao El Campín, Danilo relembra título do Mundial Sub-20

De volta ao El Campín, Danilo relembra título do Mundial Sub-20

Lateral-direito da Seleção Brasileira foi titular na decisão da Copa do Mundo Sub-20 de 2011, quando o Brasil derrotou Portugal por 3 a 2

06/10 - Treino da Seleção Brasileira no Estádio El Campín em Bogotá. Danilo 06/10 - Treino da Seleção Brasileira no Estádio El Campín em Bogotá. Danilo
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A memória pode falhar um pouco, afinal de contas são pouco mais de 10 anos de distância, mas o treino desta quarta-feira (6) da Seleção Brasileira teve um gostinho especial para o lateral-direito Danilo. Isso porque a atividade foi realizada no Estádio El Campín, palco da conquista da Copa do Mundo Sub-20 FIFA 2011.

Naquela ocasião, Danilo foi titular e ficou em campo durante os 120 minutos da final, decidida na prorrogação com gol do meia Oscar. Ao retornar ao palco daquele título, o lateral-direito reencontrou memórias de um dia que ficou marcado em sua carreira.

“Quando vi onde treinaríamos já reconheci pelo nome, mas confesso que não lembrava bem dos vestiários. Lembro que as arquibancadas estavam lotadas, e também que fomos aquecer num campo anexo ao estádio”, recordou Danilo.

121599957 Danilo durante a final da Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2011, no El Campín, em Bogotá
Créditos: FIFA/Getty Images

O Brasil chegava para aquela decisão após uma primeira fase com direito a empate com o Egito na estreia e mais duas vitórias, triunfo sobre a Arábia Saudita nas oitavas de final, uma batalha decidida nos pênaltis contra a Espanha e um jogo dificílimo nas semifinais contra o México.

“A gente teve uma campanha com altos e baixos, perdemos o Alex Sandro no meio da competição por lesão, mas chegamos confiantes para final. Tínhamos um time muito forte.”

Em campo, o jogo decisivo foi emocionante. O Brasil saiu na frente logo aos cinco minutos com Oscar, mas sofreu a virada e perdia a final até 33 do segundo tempo. Novamente Oscar balançou as redes e empatou a partida, levando o jogo para a prorrogação.

 

"É uma satisfação enorme voltar aqui depois de 10 anos e ainda construindo uma história com essa camisa"

 

“Individualmente, eu comecei mal aquele jogo. Estava sentindo bastante a altitude, com dor de cabeça, mas aos poucos fui me encontrando. A gente sofreu a virada, mas aí entraram o Dudu e o Negueba, como de costume, e nós conseguimos o empate numa jogada deles.”

Danilo já havia retornado ao El Campín numa pré-temporada pelo Porto, clube português que defendeu quando saiu do Santos para iniciar sua caminhada no futebol europeu. No entanto, para ele, voltar ao palco daquele título com a camisa amarelinha é diferente.

“É uma satisfação enorme voltar aqui depois de 10 anos e ainda construindo uma história com essa camisa”, comemorou.

O treinamento no El Campín foi o último da Seleção Brasileira antes do embarque para a Venezuela, onde a equipe enfrentará os donos da casa em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. A partida será realizada nesta quinta-feira (7), às 20h30 (Brasília), em Caracas.

121606603 Danilo abraça Oscar após o gol do título na final da Copa do Mundo Sub-20
Créditos: FIFA/Getty Images

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser