Baiano Dante lembra gol pela Seleção na Fonte Nova

Baiano Dante lembra gol pela Seleção na Fonte Nova

Seleção Brasileira atuará na Arena Fonte Nova pela segunda rodada da fase de grupos da Copa América de 2019

Brasil x Itália - Arena Fonte Nova Brasil x Itália - Arena Fonte Nova
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Depois de vencer na estreia contra a Bolívia, o Brasil se prepara para a segunda rodada da Copa América, contra a Venezuela, na Fonte Nova. Nascido na Bahia, o zagueiro Dante, que defendeu a Seleção na Copa das Confederações de 2013, guarda boas memórias do estádio. O defensor, que acompanha a Seleção à distância, relembrou o momento especial que viveu no confronto com a Itália. No triunfo por 4 a 2, o zagueiro deixou sua marca. Foi o único gol de Dante com a camisa da Seleção Brasileira, e logo em um lugar tão especial para ele. 

Baiano e torcedor do Bahia, Dante podia se sentir em casa. E o dia era mesmo dele. Além de ganhar uma chance entre os titulares, o atleta brilhou nos minutos finais do primeiro tempo e marcou o seu nome na história. O baiano fez o primeiro gol do Brasil na partida e sagrou-se como o primeiro jogador da Seleção Brasileira e marcar um gol na Arena Fonte Nova.

– Eu falo para todos que aquilo foi um presente de Deus. Foi um presente que Deus me deu, com todos os esforços, com todos os sonhos que a gente sempre almejou em realizar, e foi realmente algo que me marcou bastante, algo que eu guardo no fundo do meu coração – relembrou o zagueiro. 

Brasil x Itália - Arena Fonte Nova E do banco de reservas, Dante saiu para colocar o Brasil à frente no placar
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Além de estar na Arena Fonte Nova, em Salvador, Dante tinha mais um motivo para se sentir em casa. Curiosamente, o baiano havia comprado aproximadamente 60 ingressos para familiares e amigos, mesmo sem saber se iria entrar no clássico e, muito menos, sabendo que marcaria o primeiro gol. 

– Era uma oportunidade que eu tive de jogar diante dos meus amigos, da minha família, em um estádio que eu sempre estive presente quando era pequeno e ao lado da torcida e da minha cidade. Por isso ficou marcado no meu coração e é algo que eu nunca vou esquecer – ressaltou o atleta, em entrevista exclusiva para o site da CBF.

O momento da confiança voltar


Voltando para o presente, para o zagueiro, é uma oportunidade para a Seleção dar alegria a sua torcida dentro de casa. Dante se mostrou confiante e acredita que a canarinho possa conquistar o título dentro de seus domínios. 

– O time mostrou que tem muita qualidade, técnica, grandes jogadores e tem essa oportunidade de ganhar essa Copa América dentro de casa, com grandes méritos, para essa Seleção que vem trabalhando bem, diante de sua torcida – ressaltou o atleta. 

Seus familiares, contra a Itália, mostraram para Dante qual o calor baiano em relação à Seleção Brasileira. Para o atleta, sabendo bem como é essa relação, seria algo diferente para a canarinho. 

– A expectativa é muito grande, como torcedor também, já que o último título que a Seleção Brasileira conquistou se fazem quase seis anos (Copa das Confederações em 2013). Seria um momento excepcional – concluiu o zagueiro do Nice, da França. 

Uma invencibilidade de respeito


Ao todo, foram 13 partidas, oito vitórias da Seleção e cinco empates. Em especial, na Copa América, foram três empates e uma vitória. Na história, os principais duelos se marcam na de 1989, sediada no Brasil. A Fonte Nova recebeu três jogos da Seleção Brasileira na primeira fase: dois empates sem gols com Peru e Colômbia e uma vitória por 3 a 1 sobre a Venezuela. Nesse jogo, Bebeto, Geovani e Baltazar balançaram as redes para o Brasil, enquanto Carlos Maldonado descontou para a Venezuela. No fim das contas, a Seleção Brasileira sagrou-se campeã, acabando com o jejum de 40 anos. 

Em clássicos, a Seleção também tem sorte. Derrotou a Argentina por 2 a 1 em 1985, com gols de Careca e Alemão – Jorge Burruchaga fez para os argentinos – e, em 1995, quase 60 mil pessoas viram o Brasil fazer 2 a 0 no Uruguai, com dois de Ronaldo.

Confira abaixo os jogos da Seleção na Fonte Nova

06/07/1969 – Brasil 4 x 0 Bahia – Amistoso 
05/07/1979 – Brasil 1 x 1 Seleção Baiana – Amistoso 
08/07/1981 – Brasil 1 x 0 Espanha – Amistoso 
04/11/1983 – Brasil 1 x 1 Uruguai – Copa América  
05/05/1985 – Brasil 2 x 1 Argentina – Amistoso 
01/07/1989 – Brasil 3 x 1 Venezuela – Copa América  
03/07/1989 – Brasil 0 x 0 Peru – Copa América  
07/07/1989 – Brasil 0 x 0 Colômbia – Copa América  
11/10/1995 – Brasil 2 x 0 Uruguai – Amistoso 
10/09/1997 – Brasil 4 x 2 Equador – Amistoso 
05/06/1999 – Brasil 2 x 2 Holanda – Amistoso
22/06/2013 – Brasil 4 x 2 Itália – Copa das Confederações
17/11/2017 - Brasil 3 x 0 Peru - Eliminatórias para a Copa do Mundo

 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser