Craques brasileiros confirmados no palco do sorteio da Copa América

Craques brasileiros confirmados no palco do sorteio da Copa América

Embaixador da Copa América, Cafu conduzirá sorteio. Ronaldinho Gaúcho fará participação especial enquanto Marta, Zé Roberto e Zico definirão o destino dos times

Ronaldinho Gaúcho e Cafu participarão do sorteio da Copa América 2019 Ronaldinho Gaúcho e Cafu participarão do sorteio da Copa América 2019
Créditos: Arquivo CBF

 O Sorteio CONMEBOL Copa América Brasil 2019 terá grandes protagonistas de diferentes épocas do futebol sul-americano. A cerimônia desta quinta-feira, dia 24, a partir das 20h30, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, contará com o pentacampeão mundial e embaixador do torneio, Cafu, como condutor do sorteio dos grupos. Ao seu lado, assistentes oficiais como Diego Lugano, Javier Zanetti, Marta, Francisco Maturana, Romerito, Zé Roberto e Zico, que serão os responsáveis por definir o caminho das 12 seleções participantes. A cerimônia terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV.

Melhor do mundo em 2004 e 2005, Ronaldinho Gaúcho fará uma participação especial na cerimônia de aproximadamente 60 minutos. A CONMEBOL Copa América tem um capítulo marcante na trajetória do craque. Foi na edição de 1999, ainda aos 19 anos, que o habilidoso jogador chamou atenção do mundo do futebol ao marcar um belo gol contra a Venezuela, após chapéu sobre o zagueiro.

Ronaldinho Gaúcho - 20050327 Brasil x Peru em Goiânia Ronaldinho Gaúcho fará participação especial no sorteio Copa América 2019
Créditos: Arquivo CBF

O bicampeão Chile também estará representado no palco. Integrante da equipe nas conquistas de 2015 e 2016, Jean Beausejour, terá a honra de trazer ao palco o troféu Copa América, que estará novamente em disputa a partir de 14 de junho.

Craques posicionados

Eleita a melhor jogadora do mundo por seis vezes e maior artilheira da história da Seleção Brasileira, Marta ficará posicionada no pote 1, onde estarão os cabeças-de-chave Brasil, Uruguai e Argentina. O argentino Javier Zanetti, segundo jogador com mais jogos na história da seleção argentina, ficará no pote 2, onde estarão as bolinhas com Colômbia, Chile e Peru.

Marta é homenageada na calçada da fama do Maracanã Melhor jogadora do mundo, Marta é mais uma craque brasileira no sorteio Copa América 2019
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Um dos maiores ídolos do Brasil e do Japão, Zico ficará com o pote 3, de Venezuela, Paraguai e Japão. No pote 4, Francisco Maturana, técnico campeão com a Colômbia em 2001, definirá os destinos de Equador, Bolívia e Catar.

Campeão pelo Paraguai na edição de 1979 da CONMEBOL Copa América, Romerito ficará com o pote A. Bicampeão com a Seleção Brasileira em 1997 e 1999, Zé Roberto se dirigirá ao pote B enquanto o uruguaio Diego Lugano, campeão em 2011, ficará com o pote C.

Zé Roberto - 20050605 Brasil x Paraguai em Porto Alegre Zé Roberto entrou para a história da Seleção Brasileira com as conquistas da Copa América de 1997 e 1999
Créditos: Arquivo CBF

Formato do Sorteio

O Ranking FIFA do dia 20 de dezembro de 2018 serviu de base para a definição de todos os cabeças-de-chave e determinou a divisão das equipes nos quatro potes do Sorteio CONMEBOL Copa América Brasil 2019.

Brasil, país anfitrião, é um dos cabeças-de-chave e ficará na posição A1, com a bola de cor diferente no pote 1. Ao lado dele, também como cabeças-de-chave, estarão Uruguai e Argentina, que serão sorteados para os Grupos B e C (sempre na posição 1 desses grupos).

Logo após o sorteio dos cabeças-de-chave (posições 1B e 1C) serão sorteados os países que formarão cada chave e as suas respectivas posições dentro de cada grupo. As bolas dos potes 2, 3 e 4 terão as seleções participantes enquanto os potes A, B e C corresponderão às posições nos grupos.

Colômbia, Chile e Peru estão no pote 2. Venezuela, Paraguai e Japão ficarão no pote 3 enquanto o pote 4 terá Equador, Bolívia e Catar.

Mesmo em potes diferentes, Japão e Catar, como seleções convidadas, não poderão se enfrentar na fase de grupos do torneio.

CONMEBOL Copa América Brasil 2019

A 46ª edição do torneio mais antigo de Seleções do mundo e que retorna ao Brasil depois de 30 anos, será disputada em cinco cidades-sede (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e por 12 Seleções participantes. Em campo, nove títulos da Copa do Mundo da FIFA reunidos e algumas das maiores estrelas do futebol mundial.

Além dos dez países sul-americanos membros da CONMEBOL (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), Japão e Catar participarão como convidados.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics