O que rolava no Brasil e no mundo no ano do Tri da Seleção Brasileira?

O que rolava no Brasil e no mundo no ano do Tri da Seleção Brasileira?

Enquanto o Brasil comemorava sua terceira estrela, outros acontecimentos marcavam o país e o mundo na música, no cinema, na economia, na política e no esporte em geral

Estádio Rei Pelé, Maceió Estádio Rei Pelé, Maceió
Créditos: IBGE /CETA

A série "50 anos do Tri" relembra, em crônicas e reportagens, a conquista da Copa do Mundo de 1970 pela Seleção Brasileira. Serão várias publicações ao longo do mês de junho, que marca o aniversário do terceiro título mundial do Brasil.

O futebol nunca mais foi o mesmo depois da Copa do Mundo de 1970. Não só porque o mundo viu a maior constelação de craques que uma seleção já reuniu na história das Copas. Mas também por todas novidades então integradas ao esporte mais popular do planeta. Os jogos passaram a ser transmitidos pela televisão ao vivo, substituições de jogadores permitidas no decorrer das partidas, árbitros adotaram o uso dos cartões amarelo e vermelho e a até bola sofreu inovações.

CLIQUE AQUI  para ver  10 curiosidades que marcaram a Copa do Mundo de 1970 

Dentro de campo, mexicanos e fãs de futebol de todo canto se encantaram com a Seleção Brasileira tricampeã. Uma conquista que mexeu com o povo brasileiro, tornou-se motivo de orgulho e símbolo do melhor futebol da Terra. Ofensiva, técnica, ousada, artística, talentosa... Não faltam adjetivos para qualificar o grupo moldado por Zagallo.

O que mais acontecia no Brasil e no mundo naquele ano em que o esquadrão verde e amarelo mitificava as quatro linhas com seus lendários personagens da bola?  

Confira abaixo outros acontecimentos relevantes de 1970, o ano da terceira estrela.

A mais bela

- A jornalista Eliane Fialho Thompson foi eleita Miss Brasil. Ela foi a miss Guanabara e chegou a ser finalista no Miss Universo de 1970.

No Plim-Plim

- A novela de sucesso foi Irmãos Coragem, de Janete Clair, produzida pela Rede Globo, no horário das 20h, ainda apresentada em preto e branco.

Brasilidade na telona

- O filme nacional mais relevante foi Macunaíma, baseado no romance de mesmo nome de Mário de Andrade.

Centavos de Cruzeiro

- Com a resolução do Banco Central do Brasil de número 144 de 31 de março de 1970, são lançadas as novas moedas no país.

Tropicália

- Os Novos Baianos lançam o primeiro LP chamado É ferro na boneca. Em abril de 2020, faleceu Moraes Moreira, um dos fundadores do grupo.

Rock Nacional

- Surge o grupo Secos e Molhados. O estilo extravagante de seus figurinos e das apresentações marcam uma época importante para a consolidação de um rock genuinamente brasileiro, que se popularizaria em 1980.

Galinho de Quintino

- Camisa 10 da Seleção na década de 80, Zico despontava nas categorias de base do Flamengo.

A mais pedida

- O samba “Foi um Rio que passou em minha vida”, de Paulinho da Viola, foi a música mais tocada naquele ano.

Homenagem ao Rei do Futebol

- O Estádio Rei Pelé foi inaugurado em Maceió.

VEJA TAMBÉM
50 anos do Tri: Além do talento, Parreira destaca que preparação física fez diferença para o título

Contexto político

- O país vivia seu terceiro período de ditadura militar e era governado pelo General Emílio Garrastazu Médici, o 28º presidente do Brasil.

Don’t let me down?

- Na Inglaterra, os Beatles anunciavam o fim após anos de sucesso estrondoso, algo nunca visto na história da música. O grupo influenciou artistas de gerações seguintes em todo o mundo. A banda lança um de seus últimos sucessos “Let it be”.

Guitarras ácidas

- Morre Jimi Hendrix, um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Expoente do rock.

Na França...

- Paris Saint Germain (PSG), clube do atual camisa 10 da Seleção Brasileira, Neymar, foi fundado neste ano.

E o Oscar vai...

- Ganharam o Oscar de melhor filme “Perdidos na Noite”. John Wayne foi eleito melhor ator e Maggie Smith, a melhor atriz.

Beleza caribenha

- Miss Universo foi para a Miss Porto Rico, Marisol Maralet Contreras.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser