Brasil será cabeça de chave no sorteio da Copa do Mundo; confira potes e regras

Brasil será cabeça de chave no sorteio da Copa do Mundo; confira potes e regras

Após assumir primeira posição no Ranking da FIFA, Seleção Brasileira conhecerá seu caminho no Mundial da FIFA na próxima sexta-feira (1)

Bolívia x Brasil em La Paz pela última rodada das Eliminatórias da Copa de 2022. Antony, Alex Telles, Bruno Guimarães, Richarlison e Paquetá Bolívia x Brasil em La Paz pela última rodada das Eliminatórias da Copa de 2022. Antony, Alex Telles, Bruno Guimarães, Richarlison e Paquetá
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

É hora de conhecer o caminho na luta pelo hexa. Nesta sexta-feira (1), em Doha, no Catar, a Seleção Brasileira conhecerá seus adversários no sorteio dos grupos da Copa do Mundo FIFA 2022. O evento está marcado para começar às 13h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Globo e do Sportv no Brasil.

Após assumir a primeira posição no Ranking da FIFA, o Brasil será um dos oito cabeças de chave no sorteio. Além do Catar, país-sede na competição, os sete melhores colocados no ranking ocupam o Pote 1. São eles: Catar, Brasil, Argentina, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra e Portugal.

As regras do sorteio impedem que dois países do mesmo continente sejam direcionados para o mesmo grupo. A exceção fica por conta da Europa, que não poderá ter três seleções em uma única chave. Desta forma, cada grupo terá pelo menos uma e no máximo duas equipes europeias. Há, também, três vagas que serão sorteadas antes das definições dos times, que serão conhecidos após a repescagem na Data FIFA do meio do ano. As três vagas seguem o mesmo critério de direcionamento geográfico descrito acima.

Sorteio dos grupos da Copa do Mundo FIFA Catar 2022


Pote 1

Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal

Pote 2

México, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Uruguai, Suíça, Estados Unidos e Croácia

Pote 3

Senegal, Irã, Japão, Marrocos, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul e Tunísia

Pote 4

Canadá, Camarões, Equador, Arábia Saudita, Gana, UEFA, CONCACAF/OFC e AFC/CONMEBOL

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser