Seleção Brasileira

Após 32 anos de existência, Seleção Brasileira de Beach Soccer fará confronto inédito em sua história

Equipe heptacampeã mundial enfrentará a Guatemala na próxima semana em três amistosos internacionais

Assessoria CBF
12/09/2025 - 18h22
Atualizado há 11 dias
Compartilhe:
Após 32 anos de existência, Seleção Brasileira de Beach Soccer fará confronto inédito em sua história

Após 32 anos de existência, Seleção Brasileira de Beach Soccer fará confronto inédito em sua história

Divulgação/FFG

Quando foi a ultima vez que você fez algo pela primeira vez? A frase cabe perfeitamente para o que a Seleção Brasileira de Beach Soccer vai viver na próxima semana, na Cidade da Guatemala, capital do país da América Central. Nos dias 18, 20 e 21 de setembro, os 12 convocados pelo técnico Marco Octavio deixarão seu nome marcado na rica história da Seleção ao enfrentarem a Guatemala, um adversário inédito em 32 anos de existência da equipe canarinho.

“A Seleção Brasileira de Beach Soccer sempre foi pioneira. A sua trajetória comprova a sua importância, não só para o surgimento da modalidade em si, mas para o seu desenvolvimento. Recebemos com muito prazer o convite da Federação de Futebol da Guatemala e será uma honra poder ajudar de alguma forma no desenvolvimento do beach soccer no país”, disse o diretor de Beach Soccer e Futsal da CBF, Mauro Carmélio.

Sem poder contar com as grande estrelas brasileiras, que estão disputando competições europeias, Marco Octavio formou uma equipe bem jovem, onde o mais experiente é goleiro bicampeão mundial Teleco, de apenas 26 anos.

“Penso que a vida é feita de oportunidades. Essa garotada vem mostrando que quer o seu espaço na Seleção e essa é mais uma oportunidade que eles terão para mostrarem o seu valor. Será um momento histórico para as ambos as seleções, um confronto que nunca aconteceu, e vamos fazer um grande espetáculo para o povo guatemalteco”, afirmou.

A delegação brasileira embarca para a Cidade da Guatemala na madrugada do próximo domingo (14), faz escala no Panamá e chega à capital da Guatemala no dia 15.

Brasil conquistou o Hepta da Copa do Mundo de Beach Soccer em Seicheles, em maioCréditos: Alex Grimm - FIFA/FIFA via Getty Images

Lista dos convocados

Dos 12 nomes escolhidos pelo técnico Marco Octavio, três são estreantes com a Amarelinha, o goleiro Xandy Maciel, o fixo Artur e o ala Beju, e outros três já passaram pela Sub-20, mas nunca atuaram pela equipe principal, casos dos alas Pedrinho e Pedro Lucas, e do pivô Túlio Silva. O fixo Luquinhas volta a vestir a camisa mais pesada no mundo após sete anos.

Já o defensor João Marcos, o ala Matheus “Show” e o pivô Willian retornam à equipe após a conquista do V Jogos Sul-Americanos de Praia, na Colômbia, em 2023. O fixo Lucão esteve no grupo que venceu o grupo Zona Norte da Liga Evolução, em outubro de 2024, e o goleiro Teleco é bicampeão da Copa do Mundo FIFA, em 2024 e 2025.

GOLEIROS

- Teleco (Botafogo-RJ)

- Xandy Maciel (ABc/Galinhos-RN)

FIXOS

- Artur (ABC/Galinhos-RN)

- João Marcos (Sampaio Corrêa-MA)

- Lucão (Vasco da Gama-RJ)

- Luquinhas (Vasco da Gama-RJ)

ALAS

- Beju (Sampaio Corrêa-MA)

- Matheus “Show” (Vasco da Gama-RJ)

- Pedrinho (Flamengo-RJ)

- Pedro Lucas (Vasco da Gama-RJ)

PIVÔS

- Willian (Sampaio Corrêa-MA)

- Túlio Silva (ABc/Galinhos-RN)

Programação dos jogos

As três partidas entre Guatemala e Brasil acontecerão no Complexo Desportivo Greenfield, onde foi construída uma quadra de areia para o desenvolvimento das seleções do país. A entrada será gratuita para os torcedores.

Quinta-feira, 18/9: 18h (hora de Brasília)

Sábado, 20/9: 18h (hora de Brasília)

Domingo, 21/9: 13h (hora de Brasília)

Números da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira de Beach Soccer está muito perto de chegar à sua 700ª partida. Atualmente tem 695 jogos disputados, com 654 vitórias e 41 derrotas.

Capitaneado por Neném, maior artilheiro da história da Seleção com 337 gols, o Brasil já fez 5.093 gols e sofreu 1.861.

O jogo 700 já tem data para acontecer. Será o segundo confronto do Brasil durante a disputa do grupo Zona Norte da Conmebol Liga Evolución 2025, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de outubro, em Itajaí-SC. A tabela oficial ainda não foi divulgada.

O primeiro jogo oficial da Seleção Brasileira Masculina Adulta de Beach Soccer aconteceu dia 7/2/1993, contra os EUA, nos Estados Unidos, e terminou com vitória brasileira por 10 a 3.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.