Kaká durante a vitória da Seleção por 4 a 3 sobre o Egito, na estreia da fase de grupos da Copa das Confederações de 2009Créditos: Jeff Mitchell - FIFA/FIFA via Getty Images
A Seleção Brasileira defenderá neste sábado (6) o retrospecto de 100% de aproveitamento em duelos contra o Egito, rival na partida marcada para as 19h (de Brasília), no Huntington Bank Field, em Cleveland, nos Estados Unidos. Em seis jogos, a Amarelinha obteve seis vitórias, com 18 gols marcados e quatro sofridos.
De todos os embates com os egípcios ao longo da história, o confronto desta noite é um dos mais importantes: trata-se do último compromisso do Brasil antes da estreia na Copa do Mundo. No próximo sábado (13), a equipe comandada pelo técnico Carlo Ancelotti encara o Marrocos, às 19h (de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, pela primeira rodada do Mundial.
Diante da sétima partida com os brasileiros, Egito se juntará a Camarões como o adversário africano que o Brasil mais enfrentou na história. Atrás da dupla, estarão, em número de enfrentamentos: África do Sul e Gana (5), Argélia (4), Tunísia, Senegal e Marrocos (3); Nigéria (2); Zaire, Zimbábue, Tanzânia, Costa do Marfim, Gabão, Zâmbia e Guiné (1).
Fernandinho disputa bola durante o último amistoso entre Brasil e Egito, em novembro de 2011, no CatarCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
Encontro mais recente
Brasil e Egito estiveram frente a frente pela última vez em 14 de novembro de 2011, no Estádio Al-Rayyan, na cidade catari de Al-Rayyan, onde o centroavante Jonas foi decisivo com dois gols na vitória por 2 a 0.
Dentre os atletas chamados por Ancelotti, o lateral-esquerdo Alex Sandro é o único remanescente deste jogo. À época jogador do Porto, de Portugal, o defensor estava em sua primeira convocação pela Amarelinha e estreou quatro dias antes, no triunfo por 2 a 0 sobre o Gabão, no Estádio de Angondjé, localizado na capital gabonesa, Libreville.
Alex Sandro em ação durante o último amistoso entre Brasil e Egito, em novembro de 2011, no CatarCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
Copa das Confederações de 2009
A Seleção iniciou sua trajetória rumo ao título da Copa das Confederações de 2009 com uma difícil vitória sobre o Egito, por 4 a 3. No Estádio Free State, em Bloemfontein, em 15 de junho, o Brasil vencia por 3 a 1 até o início do segundo tempo - gols de Kaká, Luís Fabiano e Juan - e viu os egípcios empatarem com dois tentos rápidos nos minutos oito e nove. Mas, aos 45 minutos da etapa final, Kaká converteu pênalti e garantiu os três pontos.
Na sequência, a Amarelinha ganhou de Estados Unidos e Itália, ambos por 3 a 0, e fechou a primeira fase com três resultados positivos. Na semifinal, eliminou os donos da casa, a África do Sul, por 1 a 0. Na decisão, voltou a derrotar os Estados Unidos, naquela oportunidade por 3 a 2, e se sagrou campeão do torneio pela terceira vez.
Kaká celebra um de seus dois gols sobre o Egito, na estreia da Copa das Confederações de 2009Créditos: Jeff Mitchell - FIFA/FIFA via Getty Images
Artilharia do confronto
Ídolo do Botafogo, Quarentinha é o artilheiro dos jogos entre Brasil e Egito, com cinco gols. Em 1960, a Amarelinha fez uma excursão pelo país do nordeste da África, na qual o atacante paraense foi determinante para duas das três vitórias - os jogos aconteceram após o vice-campeonato da Seleção no Campeonato Pan-Americano, realizado em San José, na Costa Rica.
Em 29 de abril, Quarentinha anotou dois na goleada por 5 a 0, no Estádio Internacional do Cairo, na capital egípcia, com Pepe (duas vezes) e Garrincha tendo completado o placar. Em 1º de maio, o brilho foi do Rei do Futebol, Pelé, autor dos três tentos no triunfo por 3 a 1, no Estádio de Alexandria, na cidade de Alexandria.
Com cinco gols, Quarentinha (em pe) é o artilheiro dos confrontos entre Brasil e EgitoCréditos: Gerência de Memória e Acervo da CBF
Já no dia 6 de maio, o Brasil fechou a série de amistosos com os egípcios com nova vitória: 3 a 0 no Estádio Helmy Zamora, em Gizé. Quarentinha estufou as redes duas vezes, e Garrincha, uma vez.
Três anos depois, no dia 17 de maio, Quarentinha marcou, nos acréscimos, o único gol da vitória por 1 a 0, no Estádio Internacional do Cairo.
Veja todos os jogos entre Brasil e Egito:
1) 29/04/1960 - Brasil 5 x 0 Egito - Estádio Internacional do Cairo, no Cairo - Quarentinha (2), Pepe (2) e Garrincha - Amistoso;
2) 01/05/1960 - Brasil 3 x 1 Egito - Estádio de Alexandria, em Alexandria - Pelé (3) - Amistoso;
3) 06/05/1960 - Brasil 3 x 0 Egito - Estádio Helmy Zamora, em Gizé - Quarentinha (2) e Garrincha - Amistoso;
4) 17/05/1963 - Brasil 1 x 0 Egito - Estádio Internacional do Cairo, no Cairo - Quarentinha - Amistoso;
5) 15/06/2009 - Brasil 4 x 3 Egito - Estádio Free State, em Bloemfontein - Kaká (2), Luís Fabiano e Juan - Copa das Confederações;
6) 14/11/2011 - Brasil 2 x 0 Egito - Estádio Al-Rayyan, em Al-Rayyan - Jonas (2) - Amistoso.
David Luiz em ação no último amistoso entre Brasil e Egito, em novembro de 2011, no CatarCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
