Seleção Brasileira

Raio-X da Coreia do Sul, adversária do Brasil nesta sexta

Donos da casa ocupam a 23ª posição do Ranking da FIFA e já estão classificados para o Mundial de 2026

Assessoria CBF
09/10/2025 - 23h54
Atualizado há 5 dias
Compartilhe:

Coreia do Sul será a adversária do Brasil no primeiro amistoso da Data FIFA de outubroCréditos: Lucas Figueiredo / CBF

A Seleção Brasileira estará diante nesta sexta-feira (10) de uma de suas possíveis adversárias na Copa do Mundo: a Coreia do Sul. A adversária asiática enfrenta a Amarelinha às 8h (de Brasília), no Estádio da Copa do Mundo de Seul, em Seul, no primeiro amistoso da Data FIFA de outubro.

Classificados para disputar o Mundial pela 11ª edição consecutiva, os donos da casa conquistaram a vaga em 5 de junho, com a vitória por 2 a 0 sobre o Iraque, e tiveram seu melhor resultado na competição em 2002, ano em que o Brasil conquistou o Penta, quando obtiveram a quarta colocação.

Neste ano, os Tigres da Ásia somam cinco vitórias, três empates e uma derrota. Na última Data FIFA, em setembro, após carimbar o passaporte para a Copa, foi aos Estados Unidos para encarar os mandantes (triunfo por 2 a 0) e o México (empate por 2 a 2). Confira os resultados:

Vitórias: 2 a 0 sobre o Iraque; 4 x 0 sobre o Kuwait; 3 x 0 sobre a China; 2 x 0 sobre Hong Kong; 2 a 0 sobre os Estados Unidos

Empates: 1 x 1 com Omã; 1 x 1 com a Jordânia; 2 a 2 com o México

Derrota: 1 a 0 para o Japão

Em 2026, Coreia do Sul disputará a Copa do Mundo pela 11ª edição consecutivaCréditos: Divulgação/Site/FIFA.com

Em todas as Eliminatórias para a Copa, a Coreia está invicta: 16 jogos, 11 vitórias e cinco empates, com 40 gols marcados e oito sofridos.

Levando em consideração todo o ciclo para o Mundial, foram 36 jogos, 20 vitórias, 12 empates e quatro derrotas. Estes foram os jogos em que foi superada: 2 a 1 para o Uruguai e 1 a 0 para o Peru, em amistosos em 2023; 2 a 0 para a Jordânia na Copa da Ásia 2023; e 1 a 0 para o Japão na final do Campeonato de Futebol do Leste Asiático neste ano.

Histórico entre Brasil e Coreia do Sul

O duelo desta sexta-feira (10) será o nono entre as seleções na história. Com 20 gols marcados e apenas seis sofridos, o Brasil soma sete vitórias e sofreu apenas um revés, por 1 a 0, em 28 de março de 1999, no Estádio Olímpico de Seul.

No último confronto, válido pelas oitavas final da Copa do Mundo de 2022, a Amarelinha goleou por 4 a 1, com tentos de Vinicius Jr., Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá.

Jogadores da Seleção comemoram vitória sobre a Coreia do Sul por 4 a 1, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Elenco Sul-coreano

Entre os convocados pelo técnico Hong Myung-bo, comandante da equipe desde julho de 2024, a seleção local conta com alguns protagonistas, entre os quais o atacante Son Heung-min, hoje no estadunidense LAFC e ídolo do inglês Tottenham Hotspur, de 33 anos. São 136 jogos pelos Guerreiros Taegeuk e 53 gols marcados.

Multicampeão pelo francês PSG na última temporada e bola de ouro da Copa do Mundo Sub-20 de 2019, o meio-campista Lee Kang-in também vem em ascensão no futebol mundial. Por seu país, tem 40 partidas e 11 tentos.

Outro nome conhecido da Coreia do Sul é o zagueiro Kim Min-jae. O defensor atua no Bayern de Munique, da Alemanha, e tem passagens vitoriosas pelo Napoli, da Itália, e Fenerbahçe, da Turquia.

Dos 26 chamados, apenas sete jogam na Coreia do Sul. O grupo conta com 13 jogadores da Europa, além de dois atletas no Japão, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos.

Son Heung-min é o destaque da Coreia do Sul, próxima adversária da Seleção Créditos: Divulgação/Site/FIFA.com

Veja a convocação da coreia do sul:

Goleiros

Kim Seung-gyu - FC Tóquio (JAP)

Song Bum-keun - Jeonbuk Hyundai (KOR)

Jo Hyeon-woo - Ulsan HD (KOR)

Defensores

Kim Moon-hwan - Daejeon Hana Citizen (KOR)

Lee Myung-jae - Daejeon Hana Citizen (KOR)

Kim Min-jae - Bayern de Munique (ALE)

Kim Joo-sung - Sanfrecce Hiroshima (JAP)

Kim Ji-soo - Kaiserslautern (ALE)

Park Jin-seop - Jeonbuk Hyundai (KOR)

Seol Young-woo - Estrela Vermelha (SER)

Lee Tae-seok - Áustria Viena (AUS)

Lee Han-beom - Midtjylland (DIN)

Jeong Sang-bin - St. Louis City (EUA)

Jo Yu-min - Sharjah FC (EAU)

Meio-campistas

Kim Jin-gyu - Jeonbuk Hyundai (KOR)

Baek Seung-ho - Birmingham City (ING)

Um Ji-sung - Swansea City (ING)

Jens Castroff - Borussia Mönchengladbach (ALE)

Won Du-jae - Khor Fakkan (EAU)

Lee Kang-in - Paris Saint-Germain (FRA)

Lee Dong-gyeong - Gimcheon Sangmu (KOR)

Lee Jae-sung - Mainz (ALE)

Hwang In-beom - Feyenoord (HOL)

Atacantes

Son Heung-min - LAFC (EUA)

Oh Hyun-kyu - Genk (BEL)

Hwang Hee-chan - Wolverhampton (ING)

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.