Seleção Brasileira

Júnior, campeão mundial em 2002, completa 52 anos

Ex-lateral marcou um dos gols do Brasil na campanha histórica na Coreia do Sul e Japão, em jogo contra a Costa Rica

Assessoria CBF
20/06/2025 - 12h34
Atualizado há 2 meses
Compartilhe:

A CBF parabeniza o ex-lateral Júnior (Jenílson Ângelo de Souza), campeão do mundo em 2002 pela Seleção Brasileira, que completa 52 anos nesta sexta-feira (20). Nascido em Santo Antônio de Jesus, na Bahia, ele fez história nos gramados e teve um momento especial naquela competição, quando fez um dos gols da vitória do Brasil sobre a Costa Rica por 5 a 2, na fase de grupos.

Júnior começou sua carreira no Vitória-BA, mas foi no Palmeiras que ganhou projeção nacional, fazendo parte do elenco vitorioso dos anos 1990. Com técnica refinada, ótima chegada ao ataque e boa visão de jogo, logo se destacou como um dos melhores laterais do País.

Júnior e sua eterna paixão: a taça de 2002Créditos: Divulgação

Após o sucesso no Brasil, Júnior teve passagens marcantes pelo futebol europeu, especialmente no Parma, da Itália, onde foi peça importante no meio-campo e na lateral. Também defendeu clubes como o Siena (Itália) e retornou ao Brasil para vestir a camisa do São Paulo, clube pelo qual conquistou títulos e mostrou sua liderança em campo.

Na Seleção Brasileira, Júnior esteve em 22 jogos. Além da Copa do Mundo, Júnior também participou de outras competições com a equipe, como a Copa América de 2001 e as Eliminatórias Sul-Americanas do Mundial de 2002, o último conquistado pela Amarelinha.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.