
Garrincha foi o grande destaque da conquista da Copa do Mundo de 1962, no Chile
FIFANesta terça-feira (28), a CBF presta homenagem a Garrincha, que completaria 92 anos de idade. Manoel Francisco dos Santos, o eterno Anjo das Pernas Tortas, é considerado um dos maiores gênios que já atuaram nos gramados. Em uma época marcada pela força física, ele encantou o mundo com sua leveza, criatividade e dribles imprevisíveis.
Nascido em 28 de outubro de 1933, em Pau Grande, em Magé (Rio de Janeiro), Garrincha se tornou o maior ídolo da história do Botafogo. Pela Seleção Brasileira, foi peça fundamental nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e 1962. Na primeira, brilhou ao lado de Pelé e, na segunda, com o Rei lesionado, assumiu o protagonismo e conduziu o Brasil ao bicampeonato no Chile.
Ao todo, o craque vestiu a camisa da Seleção por dez anos, somando 60 jogos, 52 vitórias, sete empates, apenas uma derrota e 17 gols.
Garrincha faleceu em 20 de janeiro de 1983, aos 49 anos, vítima de cirrose hepática. Mesmo décadas após sua morte, sua genialidade e alegria em campo continuam eternizadas na história do futebol mundial.

.png&w=3840&q=75)