A preparação física da Seleção Brasileira é um dos pontos que merecem muita atenção da CBF. Recentemente foi confirmada a contratação de Cristiano Nunes para assumir o comando da área, integrando o quadro fixo da instituição. Com a classificação assegurada para o Mundial de 2026, as atenções se voltam para o acompanhamento diário de atividades dos atletas em seus respectivos clubes.
A partir de quarta-feira (30) o profissional viajará pelo país realizando uma agenda de observações e visitas a Centros de Treinamento (CTs) de alguns dos principais clubes do Brasil, como parte das ações estratégicas de acompanhamento de desempenho e atualização metodológica.
"O objetivo das visitas é coletar informações in loco sobre atletas de interesse, avaliar estruturas de preparação física, integração de departamentos de performance e aprofundar o relacionamento técnico com as comissões técnicas dos clubes. Ao final do roteiro, um relatório será elaborado e encaminhado à Coordenação Técnica e demais áreas envolvidas, destacando os principais aspectos e recomendações pertinentes ao trabalho da Seleção Principal", explicou Cristiano.
Cristiano, durante treino da Seleção em junho, em GuayaquilCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
Além dos Cts, o preparador físico vai acompanhar jogos do Brasileirão para fazer algumas observações técnicas. As visitas de Cristiano Nunes fazem parte de um protocolo previsto para abranger outras áreas. É o que garante Cícero Souza, gerente das seleções masculinas:
"A Diretoria de Seleções tem estabelecido uma série de processos para as suas equipes masculinas. Um deles será a visita técnica dos responsáveis pelas áreas para interagirem com os clubes, contextualizando processos, ferramentas, metodologias e indicadores de desempenho. Queremos também criar um elo de comunicação direta com os coordenadores das mais diversas áreas em nossos clubes. Mais adiante estenderemos o projeto para viagens internacionais também. Estamos iniciando esse giro com a preparação física e posteriormente apresentaremos o planejamento das visitas de outras áreas também."