50 anos do Tri: Piazza, meia da Seleção Brasileira de 1970

50 anos do Tri: Piazza, meia da Seleção Brasileira de 1970

Improvisado na zaga, Piazza mostrou toda sua versatilidade e se destacou ao lado de Brito na Copa do Mundo

Wilson Piazza, campeão do mundo em 1970 Wilson Piazza, campeão do mundo em 1970
Créditos: CBF

A série "50 anos do Tri" relembra, em crônicas e reportagens, a conquista da Copa do Mundo de 1970 pela Seleção Brasileira. Serão várias publicações ao longo do mês de junho, que marca o aniversário do terceiro título mundial do Brasil. Conheça agora o meia Piazza, um dos campeões. Até o aniversário da final da Copa, serão apresentados todos os atletas e o técnico Zagallo, por ordem alfabética.

3. Piazza

Nome: Wilson da Silva Piazza
Posição: Meia
Nascimento: 25/02/1943
Cidade natal: Ribeirão das Neves (MG)
Clube: Cruzeiro EC

Na história do futebol, há vários exemplos de jogadores que foram recuando no campo com o passar do tempo. Atacantes que viraram meias, meias que viraram volantes, volantes que viraram zagueiros. Neste último grupo, certamente quem faz essa transição deve ter como espelho um ídolo da Seleção Brasileira: Piazza.

LEIA MAIS
50 anos do Tri: Clodoaldo, meia da Seleção Brasileira de 1970

Meio-campista no Cruzeiro que conquistou a Taça Brasil em 1966 e a Libertadores em 1976, Piazza era conhecido como um marcador incansável. Fez duelos memoráveis com grandes figuras do nosso futebol, como o próprio Pelé, em grandes encontros entre a Raposa e o Santos.

Próximo da Copa do Mundo, o mineiro recebeu de Zagallo um desafio: recuar para atuar ao lado de Brito na defesa da Seleção Brasileira. Missão dada foi missão cumprida. Ao lado do zagueiro carioca, Wilson Piazza mostrou toda sua versatilidade.

Com a mesma qualidade com a bola nos pés, o meia lançou mão de um arsenal completo de desarmes, antecipações e bons posicionamentos, mesmo jogando em uma área do campo em que não estava tão acostumado. Rapidamente, o mundo tomou nota do que todo brasileiro já sabia: dentro de campo, poucos marcavam como Piazza.

Foi assim que o meia, volante, zagueiro... Enfim, o craque Piazza ajudou a Seleção Brasileira a conquistar a Copa do Mundo de 1970.

VEJA TAMBÉM
50 anos do Tri: Gérson, meia da Seleção Brasileira de 1970

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports