50 anos do Tri: Leão, goleiro da Seleção Brasileira de 1970

50 anos do Tri: Leão, goleiro da Seleção Brasileira de 1970

Goleiro foi chamado de última hora após corte de Rogério, do Botafogo, e foi para a primeira das quatro Copas do Mundo que disputou pela Seleção Brasileira

Emerson Leão, ex-goleiro da Seleção Brasileira, participou de quatro Copa do Mundo Emerson Leão, ex-goleiro da Seleção Brasileira, participou de quatro Copa do Mundo
Créditos: Acervo e Memória da CBF

A série "50 anos do Tri" relembra, em crônicas e reportagens, a conquista da Copa do Mundo de 1970 pela Seleção Brasileira. Serão várias publicações ao longo do mês de junho, que marca o aniversário do terceiro título mundial do Brasil. Conheça agora o goleiro Leão, um dos campeões. Até o aniversário da final da Copa, serão apresentados todos os atletas e o técnico Zagallo, por ordem alfabética.

22. Leão

Nome: Emerson Leão
Posição: Goleiro
Nascimento: 11/07/1949
Cidade natal: Ribeirão Preto (SP)
Clube: SE Palmeiras

Eternizado como um dos 22 tricampeões mundiais com a Seleção Brasileira, o goleiro Leão não figurava na primeira lista feita pelo técnico Zagallo. Pela convocação inicial, o Velho Lobo levaria apenas dois jogadores para a posição: Ado e Félix. Mas com a lesão de Rogério, do Botafogo, essa história mudou e o comandante convocou o goleiro Emerson Leão.

VEJA TAMBÉM
50 anos do Tri: Ado, goleiro da Seleção Brasileira de 1970

Na época, Leão tinha apenas 20 anos de idade. Apesar da falta de experiência, já assumira a titularidade do Palmeiras e se destacava à frente da meta alviverde. Foi um dos jogadores mais jovens daquele grupo, atrás apenas de Clodoaldo, Marco Antônio e Edu.

Leão não chegou a atuar durante a Copa do Mundo de 1970, mas teve uma carreira duradoura na Seleção Brasileira. O goleiro se manteve constantemente nas convocações por quase uma década e foi chamado para outras três Copas do Mundo, duas delas como titular (1974 e 1978) e uma como reserva (1986).

Sua convocação para a Copa do Mundo de 1986, também no México, deu a Leão uma marca que até hoje não foi superada na Seleção Brasileira. Ele é o jogador com mais convocações para Copas do Mundo (4), junto com Castilho, Cafu, Djalma Santos, Nilton Santos, Pelé e Ronaldo.

LEIA MAIS
50 anos do Tri: Félix, goleiro da Seleção Brasileira de 1970

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics