50 anos do Tri: Jogo a jogo, veja como foi a campanha do Brasil na Copa do Mundo de 1970

50 anos do Tri: Jogo a jogo, veja como foi a campanha do Brasil na Copa do Mundo de 1970

Seis partidas, seis vitórias. Relembre toda trajetória da Seleção Brasileira até a grande final e o título Mundial no México

Brasil x Uruguai - Copa do Mundo 1970 Brasil x Uruguai - Copa do Mundo 1970
Créditos: Acervo CBF

A série "50 anos do Tri" relembra, em crônicas e reportagens, a conquista da Copa do Mundo de 1970 pela Seleção Brasileira. Serão várias publicações ao longo do mês de junho, que marca o aniversário do terceiro título mundial do Brasil.

O caminho até a Taça Jules Rimet não foi fácil, mas terminou impecável. Em seis jogos, foram seis vitórias, 17 gols marcados e uma campanha com 100% de aproveitamento, que tornou o Brasil a única equipe a conseguir essa marca nas Eliminatórias e na Copa do Mundo. Durante o mês de junho, o site da CBF trouxe crônicas publicadas no exato aniversário de cada partida, lembrando os 90 minutos dos jogos no Estádio Jalisco e a decisão no Azteca.

Caindo no que era considerado o grupo mais difícil do Mundial de 1970, a Seleção Brasileira conseguiu passar por adversários como Tchecoslováquia, Inglaterra, Romênia, Peru, Uruguai e, por fim, a Itália. A seguir, confira todos os textos sobre cada uma das partidas e as grandes vitórias do Brasil que nos levaram ao Tri.

Brasil 4x1 Tchecoslováquia

A expectativa pela estreia na Copa do Mundo era alta, mas o Brasil conseguiu começar com o pé direito. Ou melhor, com o esquerdo, já que foi com esse que Rivellino fez o gol de empate que motivaria a reação brasileira para buscar a vitória. Pelé e Jairzinho (duas vezes) fecharam o placar daquele embate.

50 anos do Tri: Brasil larga com vitória sobre a Tchecoslováquia na Copa

Brasil 1x0 Inglaterra

Épico. Assim pode ser definida a partida contra a Inglaterra na segunda rodada da fase de grupos. Naquele que era considerado o confronto mais difícil daquela etapa para os brasileiros, o talento e artilharia de Jairzinho se sobressaíram e os ingleses não conseguiram reagir. Encaminhando a classificação para as quartas de finais, aquele foi um ponto chave para que o time ganhasse de vez a confiança de todos.

50 anos do Tri: Brasil supera a Inglaterra em jogo épico na Copa do Mundo de 1970

Brasil 3x2 Romênia

Este foi o único jogo em que o Brasil sofreu críticas por parte da imprensa e dos torcedores. Sem algumas de suas peças, como Gérson e Rivellino, Zagallo fez mudanças importantes e contou com o brilho de Paulo Cézar Caju e Clodoaldo para a vitória. Dúvida antes da partida, Pelé foi autor de dois gols e Jairzinho também anotou o seu.

50 anos do Tri: Brasil bate a Romênia e fecha fase de grupos com três vitórias

Brasil 4x2 Peru

No confronto entre o Rei do Brasil, Pelé, e o Rei do Peru, Cubillas, o camisa 10 brasileiro se saiu melhor. Debaixo de um sol forte no Estádio Jalisco, Rivellino, Jairzinho e Tostão (duas vezes) fizeram os gols que levaram a Seleção para a semifinal da competição. Em campo, o Brasil abriu 2 a 0 no placar e viu os peruanos tentarem o empate, mas o triunfo foi verde e amarelo mais uma vez.

50 anos do Tri: Tostão brilha e Brasil supera o Peru na quartas

Brasil 3x1 Uruguai

O jogo mais esperado da Copa do Mundo de 1970 foi a semifinal entre brasileiros e uruguaios. Graças ao fantasma do Mundial de 1950, o Brasil sabia que precisava afastar a lembrança e criar uma nova. Quando, na véspera do embate, o técnico do Uruguai declarou que já estava pensando na decisão, a Seleção ganhou uma motivação a mais e fez uma partida fantástica. Clodoaldo, Jairzinho e Rivellino foram responsáveis pelos gols.

50 anos do Tri: Brasil derrota o Uruguai e está na final da Copa do Mundo de 1970

Brasil 4x1 Itália

E então veio a decisão. Naquele dia 21 de junho de 1970, Brasil e Itália entraram em campo para batalhar pela Taça Jules Rimet. Até ali, cada seleção tinha dois títulos. A alta expectativa e confiança dos brasileiras foi justificada, já que, após início duro, a equipe Canarinho brilhou. Os gols da decisão e que trouxeram o troféu para casa foram marcados por Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto.

50 anos do Tri: Brasil vence Itália na final e é campeão da Copa do Mundo FIFA de 1970

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser