50 anos do Tri: Jairzinho, atacante da Seleção Brasileira de 1970

50 anos do Tri: Jairzinho, atacante da Seleção Brasileira de 1970

Um dos maiores destaques do Mundial, Jairzinho é, até hoje, o único campeão do mundo a marcar gol em todas as partidas de uma Copa

Jairzinho - Brasil x Itália - Copa do Mundo 1970 Jairzinho - Brasil x Itália - Copa do Mundo 1970
Créditos: FIFA

A série "50 anos do Tri" relembra, em crônicas e reportagens, a conquista da Copa do Mundo de 1970 pela Seleção Brasileira. Serão várias publicações ao longo do mês de junho, que marca o aniversário do terceiro título mundial do Brasil. Conheça agora o atacante Jairzinho, um dos campeões. Até o aniversário da final da Copa, serão apresentados todos os atletas e o técnico Zagallo, por ordem alfabética.

7. Jairzinho

Nome: Jair Ventura Filho
Posição: Atacante
Nascimento: 25/12/1944
Cidade natal: Rio de Janeiro (RJ)
Clube: Botafogo

O prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo de 1970 foi dado a Pelé. Mas há quem diga que talvez o troféu merecesse ter sido entregue a Jairzinho. O camisa 7 foi um dos melhores jogadores de todo o Mundial e sua participação foi fundamental para o Tri.

Escalado por Zagallo na ponta direita, Jairzinho infernizou defesas ao longo da Copa. O atacante aliava arrancadas intensas com dribles rápidos e precisos, bons passes e um faro de gol sem igual. Não foi à toa que ele acabou a Copa do Mundo como artilheiro da Seleção Brasileira.

LEIA MAIS
50 anos do Tri: Edu revela conversa com Rivellino antes da Copa e mostra companheirismo do grupo

O gol mais importante de Jairzinho talvez tenha sido o que ele fez diante da Inglaterra. No duelo com os campeões do mundo de 1966, o Brasil venceu por 1 a 0 e praticamente garantiu a primeira colocação do grupo. O gol saiu após bela jogada entre Tostão e Pelé, que acabou com o chute forte e seco de Jairzinho no canto superior de Gordon Banks.

Jairzinho marcou em todas as partidas do Brasil no Mundial. Ao todo, foram sete gols, um em cada jogo e dois na estreia, contra a Tchecoslováquia. Foi justamente essa marca que deu a ele o apelido de Furacão da Copa. Até hoje, nenhum outro jogador conseguiu ser campeão fazendo gol em todas suas partidas no Mundial.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser