50 anos do Tri: Campeões mundiais são recebidos com festa no Brasil

50 anos do Tri: Campeões mundiais são recebidos com festa no Brasil

Há 50 anos, os brasileiros pararam para comemorar o Tri e receberam os campeões em Brasília e no Rio de Janeiro

Chegada da Seleção Brasileira de 1970 no Brasil após o tricampeonato no México. Zagallo e Carlos Alberto Torres Chegada da Seleção Brasileira de 1970 no Brasil após o tricampeonato no México. Zagallo e Carlos Alberto Torres
Créditos: Arquivo Nacional

A série "50 anos do Tri" relembra, em crônicas e reportagens, a conquista da Copa do Mundo de 1970 pela Seleção Brasileira. Serão várias publicações ao longo do mês de junho, que marca o aniversário do terceiro título mundial do Brasil.

Festa a noite inteira, comemorações intermináveis e uma multidão para receber os campeões. Os momentos seguintes da conquista da Copa do Mundo de 1970 foram assim. Após o apito final em 21 de junho, o Brasil iniciou um carnaval fora de época que atravessou a madrugada. No dia 23, a delegação brasileira retornou ao país e teve duas paradas cheias de celebrações. A primeira foi em Brasília para a foto oficial no Palácio do Planalto. Depois, o encontro definitivo com a torcida para um desfile em carros de bombeiro no Rio de Janeiro.

Os jornais noticiavam as comemorações durante a madrugada do dia 21 para 22 desde o Rio Grande do Sul até Manaus. Bandeiras nos carros e nas ruas, fogos de artifício, alegria pelas cidades e muito verde e amarelo. Foram feitos blocos e uma celebração generalizada. Além disso, também falaram sobre torcedores que saíram de São Paulo no dia anterior à chegada para receberem a Seleção no Rio de Janeiro.

O Jornal O Globo mostrava fotos da comemoração pelas ruas do Rio de Janeiro, que duraram até o amanhecer sem hora para acabar. Uma das matérias fala de canções que embalaram a torcida antes, durante e depois da partida, como "Um a Um", de Luis Vanderlei, "Aqui é o país do futebol", de Milton Nascimento, e "Pra frente Brasil", de Miguel Gustavo. O veículo ainda destaca que nenhum bairro do subúrbio ficou indiferente às comemorações, reforçando depois o carnaval de Ipanema a Bangu e em todos os cantos do Rio.

Capa do Jornal O Globo agradece campeões da Copa do Mundo de 1970 após chegada deles ao Brasil Capa do Jornal O Globo agradece campeões da Copa do Mundo de 1970 após chegada deles ao Brasil
Créditos: Acervo O Globo

A chegada era esperada desde o fim da partida contra a Itália. Entre uma celebração e outra, os brasileiros começavam a saber como seria a tão esperada chegada da Seleção ao Brasil. Primeiro, estava programada a parada na capital, para que os campeões levassem o troféu ao presidente da República. Lá, cercados por uma multidão que os aguardava na Praça dos Três Poderes, eles tiraram uma foto oficial, almoçaram e receberam prêmios. Para liberar a festa pelo país, Médici decretou ponto facultativo por dois dias.

A parada inicial em Brasília foi feita às 12h. O momento mais esperado, entretanto, seria às 16h30: a chegada dos craques ao Galeão. Apesar dos bloqueios no aeroporto, a torcida não precisava se preocupar. O trajeto, que seria feito em carros de bombeiro, sairia dali em direção a Copacabana, passando pela Avenida Brasil, Presidente Vargas e Rio Branco, pontos centrais da cidade até hoje.

Chegada dos campeões da Copa do Mundo de 1970 em Brasília Chegada dos campeões da Copa do Mundo de 1970 em Brasília
Créditos: Arquivo Nacional

Ruas foram fechadas, o trajeto completo divulgado e a expectativa só crescia. Moradores de todos os cantos da cidade poderiam participar da festa e ver de perto jogadores, o técnico Zagallo e, claro, a Jules Rimet. O atraso na chegada, que foi feita às 18h45, e a chuva não desanimaram. As ruas foram coloridas de verde e amarelo, blocos de carnaval saíram para dar o tom musical e a Seleção sentiu todo calor dos brasileiros. Durante todo caminho, os jogadores puderam presenciar a alegria e empolgação do povo. O longo trajeto ficou cheio o tempo inteiro por horas.

O Jornal O Globo destacou a celebração no Rio, citando também a recepção do presidente em Brasília. Nas outras páginas do veículo, assim como em outros periódicos, foi possível ver relatos de outros estados também, como São Paulo, Minas Gerais e cidades do Sul do país.

Jornal O Globo fala sobre festa nas ruas na chegada dos campeões da Copa do Mundo de 1970 Jornal O Globo fala sobre festa nas ruas na chegada dos campeões da Copa do Mundo de 1970
Créditos: Acervo O Globo

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports