50 anos do Tri: A campanha da Seleção Brasileira de 70 em números

50 anos do Tri: A campanha da Seleção Brasileira de 70 em números

Comandada pela artilharia fulminante de Jairzinho, Seleção quebrou recordes e se confirmou como potência global no México

Brasil x Tchecoslováquia - Estreia da Copa do Mundo de 1970 Brasil x Tchecoslováquia - Estreia da Copa do Mundo de 1970
Créditos: Acervo CBF

Como explicar um futebol mágico? Como traduzir a importância da equipe que é considerada por muitos o melhor time de todos os tempos? Não é uma tarefa fácil. Para ajudar a dimensionar um pouco do que foi a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970, trouxemos alguns números interessantes sobre a conquista.

Afinal, o futebol é, no fim das contas, uma disputa entre quem marca mais gols em 90 minutos. São 11 jogadores, geralmente liderados por um talentoso camisa 10. Os números estão por toda parte no futebol e também na Seleção Brasileira de 1970. Entenda um pouco do que foi a Seleção.

19

A Seleção Brasileira marcou 19 gols na campanha do tricampeonato mundial. A marca fez do Brasil o melhor ataque da competição, superando os 17 marcados pela Alemanha.

7

O atacante Jairzinho marcou 7 gols durante a Copa do Mundo. Foi vice-artilheiro, atrás do alemão Gerd Muller (10), mas só ele marcou em todos os jogos. Este feito lhe rendeu o apelido de Furacão da Copa.

6

O Rei Pelé deu 6 assistências durante a Copa do Mundo. Esse é um recorde até os dias de hoje de mais passes para gol de um único jogador em uma edição do torneio.

10

Além disso, Pelé ainda marcou quatro vezes. Ele teve, portanto, participação direta em 10 gols do Brasil.

24

Foram necessários 24 minutos para o Brasil fazer o primeiro gol na Copa do Mundo de 1970, com Rivellino, diante da Tchecoslováquia.

4

O meia Clodoaldo driblou 4 adversários em questão de segundos no gol de Carlos Alberto Torres contra a Itália.

100

Até hoje, a Seleção Brasileira é a única equipe a ter 100% de aproveitamento nas Eliminatórias e na Copa do Mundo da FIFA.

19

O lateral-esquerdo Marco Antônio era o jogador mais jovem do elenco brasileiro. Ele foi convocado com apenas 19 anos.

2

Em toda a campanha, o Brasil marcou 2 gols de falta na Copa do Mundo de 1970. Um de Rivellino contra a Tchecoslováquia e outro de Pelé contra a Romênia.

5

O Santos teve 5 jogadores convocados para a Seleção Brasileira de 70. Eram eles: Carlos Alberto, Clodoaldo, Edu, Pelé e Joel. O Peixe foi o time com mais representantes na equipe.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics