1984: a primeira medalha de prata da Seleção

1984: a primeira medalha de prata da Seleção

As Olimpíadas de 1984, disputadas em Los Angeles, foram a primeira em que a FIFA autorizou a participação de jogadores profissionais no torneio de futebol. A única condição era que eles não tivessem disputado uma Copa do Mundo. E aí o Brasil mostrou sua força. Na melhor campanha até então, chegou à final, perdeu para a França e conquistou a medalha de prata.

Comandada por Jair Picerni e formada em sua maioria por jogadores do Internacional, a Seleção Brasileira ficou em primeiro lugar de seu grupo na primeira fase. Venceu a Alemanha Ocidental por 1 a 0, bateu a Arábia Saudita por 3 a 1 e por 2 a 0 desbancou o Marrocos.

Após o susto nas quartas-de-final, em que só eliminou o Canadá nos pênaltis, o Brasil enfrentou a Itália na semi e venceu por 2 a 1. Na final, contra a França, o maior público da história dos Jogos Olímpicos (101.799 pessoas) acompanhou o jogo que terminou em 2 a 0 para a França.

Time titular na final:

Gilmar Rinaldi, Ronaldo, Pinga, Mauro Galvão e André Luiz; Ademir, Dunga e Gilmar; Tonho, Kita e Silvinho.

PATROCINADORES

Seleção Brasileira nike guarana antarctica vivo itau mastercard voe gol bitci free fire kwai grupo cimed fiat pague menos semp tcl cafe 3 corações techno gym stats ports kin analytics globus brasil