
Jorginho, um dos grandes nomes do tetracampeonato mundial
ArquivoO ex-lateral-direito Jorginho, um dos tetracampeões mundiais com a Seleção Brasileira em 1994, completa neste domingo 61 anos. Sua carreira vitoriosa teve início na base do America-RJ, em 1978. Projetou-se, no entanto, atuando pelo Flamengo, de 1984 a 1989, pelo qual ganhou vários títulos. Depois, brilhou no futebol alemão: Bayer Leverkusen e Bayern de Munique.
Sua trajetória como atleta atingiu o ápice em 1994, com a conquista do título da Copa do Mundo nos Estados Unidos. Pela Seleção Brasileira, Jorginho jogou 68 vezes e marcou quatro gols.
Depois da experiência na Alemanha, Jorginho esteve também no Kashima Antlers, do Japão, São Paulo, Vasco e Fluminense.
Após parar de jogar, Jorginho deu início a outra atividade no futebol. Foi ser treinador. Mais uma vez, começou pelo América, onde conseguiu a façanha de levar o clube à final da Taça Guanabara de 2006.
A carreira como técnico o levou a vários clubes de ponta, como Goiás, Flamengo, Ponte Preta, Vasco, Bahia, Ceará, Cuiabá, Atlético-GO e Coritiba, entre outros. Em 2024, ele foi treinar o Buriram United, da Tailândia, onde saiu em julho para sua terceira passagem pelo Coritiba.
A CBF parabeniza o tetracampeão Jorginho por mais um aniversário.