Pia comanda primeiro treino da Seleção Feminina em Viamão

Pia comanda primeiro treino da Seleção Feminina em Viamão

Com quatro novidades na equipe, treinadora trabalhou conceitos que são pilares em sua filosofia de jogo: a compactação defensiva, a construção ofensivas e a manutenção da posse de bola.

Primeiro treino da Seleção Feminina em Viamão. Debinha Primeiro treino da Seleção Feminina em Viamão. Debinha
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A bola rolou para a Seleção Feminina! Na tarde desta quarta-feira (06), a técnica Pia Sundhage comandou o primeiro treino da equipe brasileira em Viamão (RS).  As atividades que iniciam o ano de 2021 fazem parte do ciclo de observações da comissão técnica de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A concentração, que acontece em um período que não corresponde a Data FIFA, será realizada até o dia 20 de janeiro.

Com quatro novidades no grupo, a treinadora trabalhou conceitos que são pilares em sua filosofia de jogo: a compactação defensiva, a construção ofensiva e a manutenção da posse de bola. Ao final da atividade, as jogadoras afiaram a pontaria com trabalhos de cruzamento e finalização. Apenas a atacante Marta não participou da atividade, a camisa 10 se apresentará no dia 8 de janeiro.

Antes, pela manhã, as atletas realizaram o teste de Yo-yo, método importante que ajuda medir a capacidade cardiorrespiratória das atletas. A prática também dá subsídios para a comissão técnica elaborar a intensidade dos treinos ao longo dos dias de concentração, como explica o fisiologista Luciano Capelli.

"Algumas atletas estavam em final de temporada e tiveram um período de recesso relativamente curto. Lógico que a maioria não para totalmente, porque são atletas e não ficam mais do que uma semana paradas. O teste neste início é importante para que a gente conheça como está o nível físico do grupo e nos dá uma ideia de quanto intenso iremos trabalhar daqui pra frente", destaca. 

Seleção Feminina faz teste físico em Viamão. Debinha e Carol Seleção Feminina faz teste físico em Viamão. Debinha e Carol
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Para os quinze dias de concentração a comissão técnica irá elaborar uma programação equilibrando a carga de trabalhos com o grupo. Neste período de treinamentos e observações, estão previstos dois jogos-treinos.

"Estamos no início do trabalho, iremos fazer um processo gradativo para que a Pia possa trabalhar o que ela precisa, mas que a gente também dê condições para que essas atletas se condicionem nesse período", detalha.

Por conta do protocolo estabelecido pela Comissão Médica Especial da CBF, não haverá cobertura presencial da imprensa nos treinamentos da Seleção Feminina. A CBF TV disponibilizará diariamente imagens das atividades da equipe e entrevistas com as jogadoras. 

Primeiro treino da Seleção Feminina em Viamão/ Andressinha Primeiro treino da Seleção Feminina em Viamão/ Andressinha
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Primeiro treino da Seleção Feminina em Viamão. Fernanda Primeiro treino da Seleção Feminina em Viamão. Fernanda
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Primeiro treino da Seleção Feminina em Viamão. Cris Primeiro treino da Seleção Feminina em Viamão. Cris
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

PATROCINADORES

Sel Feminina Patrocinador - Notícias Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser